A abertura ocorre na data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos
Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico, o respeito aos direitos humanos da população do arquipélago do Marajó (PA) e atrair investimentos para o setor de infraestrutura, o Governo Federal, por meio da titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, inaugurou a Expo Marajó, no Pavilhão Brasil da Expo 2020 Dubai. Durante o evento realizado nesta sexta-feira (10), em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a ministra destacou o Programa Abrace o Marajó.
“As mulheres marajoaras nos trouxeram aqui. O governo Bolsonaro mostra para o mundo como estamos enfrentando as violações de direitos humanos no Brasil. Estamos resgatando um lugar que estava esquecido por anos e com menor Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil. Estamos levando não só o carinho, mas o desenvolvimento econômico, o direito a saúde e a escola. Nenhuma política será construída mais no Brasil sem levar em conta os direitos humanos e o Abrace Marajó chegou com esse desafio. O paraíso fica no Marajó”, disse a ministra.
Instituído em março de 2020, o Abrace o Marajó é coordenado pelo MMFDH, com gestão compartilhada entre a União, o estado do Pará e os 16 municípios que compõem o arquipélago, de forma a ampliar o acesso e melhoria da entrega de políticas públicas à região.
O Governo Federal, desde 2020, já investiu na região cerca de R$ 950 milhões com o Auxílio Emergencial. Por meio do Programa Abrace o Marajó, coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ainda prevê investir, até 2023, mais R$ 720 milhões e quer atrair ainda mais recursos com a exposição internacional.
O programa é uma iniciativa concreta de desenvolvimento regional tendo a Amazônia brasileira como pano de fundo e o arquipélago como território demonstrativo. A estratégia de combater violações de direitos humanos por meio de ações coordenadas e integradas de desenvolvimento socioeconômico e ambiental em território selecionado.
Autoridades
Para o senador Zequinha Marinho, presente no evento, o olhar do Governo Federal para o estado é motivo de reconhecimento. “Nada mais justo do que ter o Governo Federal olhando para um lugar tão especial como é o arquipélago do Marajó. O governo está fazendo grandes investimentos na região, por isso minha gratidão. Com 144 municípios e aproximadamente 8,7 milhões de habitantes, o Pará apresenta uma grande oportunidade de investimentos”, pontuou o senador Zequinha Marinho.
Já o embaixador Fernando Igreja agradeceu o empenho do governo brasileiro em levar para Dubai as políticas desenvolvidas no Marajó. “Hoje todos nos declaramos marajoaras com muito orgulho pela beleza que a senhora, ministra Damares, traz aqui”, disse.
Também estiveram presentes à solenidade de abertura o comissário-geral do Pavilhão Brasil, Elias Rodrigues Martins Filho, o deputado federal Vavá Martins (Republicanos/PA), a presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, e a procuradora-geral do Ministério Público do TCU, Cristina Machado.
O evento que ocorre entre os dias 10 e 19 de dezembro tem o patrocínio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Pará), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Pará (Fecomércio/PA).
Expo 2020 Dubai
A Expo Dubai 2020 é uma importante plataforma de promoção para a imagem do Brasil no exterior, abrangendo múltiplos temas de interesse nacional, como agronegócio, cultura, e-commerce, inovação, tecnologia e turismo. No total, são esperados 25 milhões de visitantes em todos os pavilhões durante os seis meses de do evento, que começou em outubro deste ano. O tema da Expo Dubai é “Connecting Minds, Creating the Future” (Conectando as mentes, criando o futuro) e reúne delegação de cerca de 193 países.
Deixe o seu comentário