Ações abrangem Segurança, Defesa Cvil, Turismo, Cultura, entre outros
O Governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes anunciaram, nesta terça (14/02), o planejamento operacional para o Carnaval 2023, que promete ser o maior de todos os tempos. Os detalhes da festa foram anunciados no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá. A apresentação contou com a presença dos secretários estaduais e municipais das pastas que concentram os serviços públicos garantidores de um Carnaval de sucesso, além de membros das ligas das escolas de samba do Grupo Especial e das séries Ouro, Prata e Bronze.
– Nosso trabalho é para que o Estado e a cidade cresçam e isso tem que ser feito em parceria, como estamos fazendo aqui. Todos nós somos responsáveis por essa sinergia, para fazermos o maior evento da história – disse o governador, que também garantiu que o Estado não medirá esforços para realizar o Carnaval com plena segurança, com o direito de ir e vir e a liberdade assegurados.
Já o prefeito do Rio Eduardo Paes também exaltou o trabalho feito em conjunto entre Governo do Estado e a Prefeitura, em especial a atuação da Polícia Militar durante o Réveillon e nos megablocos.
– Gostaria de registrar o trabalho da PM em parceria com a Prefeitura, que tem sido fundamental para a segurança daqueles que vão se divertir, principalmente nos blocos de rua. O cerco prévio, que foi realizado com sucesso no Réveillon, vai continuar no Carnaval, trazendo proteção aos foliões – destaca Eduardo Paes, que também comemorou o impacto econômico que o Carnaval traz positivamente para o Estado.
A principal responsabilidade do Governo do Estado é o esquema de segurança pública, que, pela primeira vez, contará com pontos de bloqueio para revista utilizando detectores de metal nas vias de acesso ao Sambódromo. Outra novidade é o monitoramento, com a transmissão de imagens feitas de helicópteros, drones e câmeras portáteis em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle, garantindo que o folião possa curtir com alegria e segurança.
– Teremos um quantitativo de policiais militares em torno de 15 mil homens por dia. Também faremos revistas nos pontos de saída do metrô da Zona Sul, além do uso de drones e aeronaves no monitoramento – ressaltou o secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique.
Já a Defesa Civil contará com novas viaturas de combate a incêndio e salvamento. Os veículos especiais ficarão ao redor da Sapucaí, local que contará ainda com 100 bombeiros militares por dia durante os desfiles.
– Essas viaturas são as mais modernas do mundo e tiveram investimento de aproximadamente R$ 600 milhões pelo Governo do Estado. Estamos de prontidão e preparados para os chamados que surgirem, com treinamento e equipamentos de ponta – destacou o secretário da Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro.
O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, destacou a grandiosidade do evento na cidade e a importância das ligas das escolas terem como parceiras o Governo do Estado e a Prefeitura.
– O Sambódromo receberá pela primeira vez 120 mil pessoas nos dias dos desfiles, incluindo o público e toda equipe que trabalha pelo sucesso do espetáculo. As escolas de samba preparam um recado fantástico para o mundo! Vamos trazer todo o esplendor do Carnaval carioca – finalizou Perlingeiro.
Carnaval das mulheres: “Ouviu um não é não! Respeite a decisão”
Outro grande destaque do Carnaval 2023 será a campanha promovida pela recém-criada Secretaria de Estado da Mulher. A campanha reforça o slogan “Ouviu um não? Respeite a decisão”. Além disso, o governo preparou também um plano especial de combate aos crimes contra as mulheres, que está inserido nas ações do Governo do Estado.
– Por favor, senhores homens, sejam respeitosos. Seremos implacáveis para defender nossas mulheres. Não teremos leniência com quem passar da conta. Quem sair de casa para agredir uma mulher, poderá ser enquadrado e não vai brincar na festa – enfatizou Cláudio Castro.
Já a secretária Heloisa Aguiar destaca o sucesso do aplicativo Rede Mulher e a integração com as equipes de policiais da Patrulha Maria da Penha e da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, fundamentais para que a lei seja cumprida.
– Vamos trabalhar de forma integrada aos demais órgãos do governo, especialmente as polícias Civil e Militar, para garantir a segurança das mulheres nesse Carnaval. O assédio e outras formas de violência não podem e não serão tolerados – alertou Heloisa Aguiar.
Serviços públicos
O Governo do Estado e a Prefeitura trabalham para que todos os serviços garantam ao folião um Carnaval livre, seguro e com mobilidade, oferecendo ainda serviços de saúde e de lazer. Entre os serviços estaduais, a Supervia manterá aberta a Estação da Central do Brasil de sexta-feira de manhã (17/02) até terça de noite (21/02 – 20h30), com funcionamento 24 horas. O Metrô também vai funcionar sem interrupções, de sexta-feira até terça-feira.
Deixe o seu comentário