Secretarias e instituições estaduais promovem diversas atividades durante o maior evento de inovação da América Latina
O governo do Rio de Janeiro participará ativamente da terceira edição do Rio Innovation Week (RIW), maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, que acontece de 3 a 6 de outubro, no Píer Mauá. Secretarias e instituições estaduais realizarão diversas atividades, como experiências de realidade virtual e apresentação de projetos inovadores em diferentes áreas.
– Estamos consolidando o Rio de Janeiro como polo de referência em inovação e empreendedorismo tecnológico, um celeiro de oportunidades. Estamos orgulhosos por receber novamente a Rio Innovation Week e valorizamos essa iniciativa que, além de reunir aqui palestrantes de diversos segmentos e expositores com soluções inovadoras para variados setores, fomenta negócios, movimenta a economia e gera milhares de empregos diretos e indiretos para a população – declarou o governador Cláudio Castro.
Com mais de 1.700 palestras na programação e a participação de personalidades expressivas da sociedade, a Rio Innovation Week e o Governo do Estado do Rio de Janeiro vão oferecer experiências únicas ao público.
Secretarias estaduais terão ampla participação no evento. Confira:
Secretaria de Transformação Digital – O secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, participará de painel sobre a transformação digital no Estado, através do RJ Digital, programa de digitalização estadual baseado em um modelo utilizado pelo governo da Estônia (norte da Europa), um dos mais digitais do mundo. E o Proderj promoverá diversas palestras e painéis sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Governo Digital e Segurança da Informação.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – junto com as instituições vinculadas estarão na RIW apresentando mais de 60 palestras e projetos para fomentar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado. Dentre os projetos apresentados estão: Experiência Symbiosis, Experiência Eggscape, Batalha de Robôs, entre outros. Serão apresentados nos dias de evento projetos com realidades virtuais e que transportarão o público para um futuro de 200 anos. O secretário Mauro Azevedo participará da mesa redonda “Estado, Tecnologia e Sociedade: Construindo um Futuro Inovador”.
Faperj – terá um estande e abordará temas como inovação na produção de alimentos, experiências de inovação na Rocinha e produção de bioplásticos com algas cultivadas no estado, além de dicas de empreendedorismo.
Faetec – apresentará 30 projetos explorando temas como Open Innovation, democratização da tecnologia e empreendedorismo. Cerca de 70 alunos de Escolas Técnicas Estaduais apresentarão projetos inovadores, incluindo robôs, dispositivos para deficientes visuais e plataformas digitais.
Fundação Cecierj – apresentará projetos educacionais e de divulgação científica. O presidente da Fundação, João Carrilho, participará de uma mesa redonda sobre o papel do Estado na ciência, tecnologia e inovação. A equipe da Caravana da Ciência também apresentará experimentos interativos.
Secretaria de Agricultura – O pavilhão AgroTech proporcionará uma experiência de realidade virtual, que propõe levar os visitantes às principais áreas produtoras do estado. Já na área Sabores do Rio, haverá palestras com degustação de produtos que só o Rio de Janeiro oferece, como o café do Alto Noroeste, a laranja de Tanguá, o queijo de Valença e a uva de Areal, todos premiados e exclusivos do estado. Ainda no AgroTech, 24 expositores, ligados à agricultura familiar, apresentarão seus produtos para consumo e venda.
Cedae – A Companhia Estadual de Águas e Esgotos destaca a importância da sustentabilidade e abordará no evento temas como segurança hídrica e inovações sustentáveis na produção de água. A Cedae também vai explorar o futuro das águas e projetos relacionados à recuperação da palmeira Juçara. A Cedae terá dois estandes onde ocorrerão ativações tecnológicas que passam pelo Programa de Restauração Florestal do Corredor Tinguá-Bocaina e esquema interativo do Sistema Novo Guandu. Os visitantes poderão participar de uma experiência com óculos de realidade virtual que possibilitará um passeio imersivo na Nova Estação de Xerém, que será a maior estação com ultrafiltração do Brasil e a primeira do Estado com um moderno sistema capaz de remover até partículas microscópicas.
FIA e RioSolidario – Alunos e estagiários do Programa Trabalho Protegido na Adolescência ão participar de uma experiência transformadora com espaços de discussão de tendências, reflexões sobre seus futuros e também conhecerão as novidades sobre inovação e tecnologia. A Fundação também terá dois estandes no evento. Já o RioSolidario, organização parceira do governo estadual, terá um estande na RIW para mobilizar a solidariedade e interagir com os visitantes. A organização apresentará seu trabalho voltado para pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social, destacando a importância da educação, capacitação e conscientização.
Secretaria de Esporte – Já na área esportiva, a Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a RIW, promoverá a conexão entre tradição e tecnologia nos esportes. O secretário Rafael Picciani terá um encontro marcado com o brasileiro Bob Burnquist, um dos maiores skatistas da história, para discutir a influência dos grandes eventos esportivos no desenvolvimento regional.
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – A secretária Danielle Barros participará da mesa de abertura “Economia Criativa no Estado do Rio de Janeiro” (no Pop&Tech), e montará um CineClube Zezé Motta. Com uma programação democrática montada pela Superintendência de Audiovisual da pasta, o CineClube exibirá produções que abordam questão relevantes do cotidiano social, como a representatividade de raça e gênero no cinema brasileiro. Serão oito sessões de filmes nacionais independentes, com a presença de integrantes de cada obra para uma roda
Rio Innovation Week
Data: de 3 a 6 de novembro de 2023
Horário: das 10h às 19h
Local: Píer Mauá – Av. Rodrigues Alves, 10 – Centro
Deixe o seu comentário