Medida visa o fortalecimento das ações de promoção da Agenda 2030. Objetivo é reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
O governador Cláudio Castro recebeu, nesta terça-feira (15/02), no Palácio Guanabara, o Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Mariano Jabonero. Durante a recepção diplomática, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica Internacional com o Estado do Rio de Janeiro – Fortalecimento das Ações de Promoção da Agenda 2030 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
As ações previstas neste projeto estão orientadas para fortalecer a capacidade do Governo do Rio em formular e implementar estratégias e ações de produção e disseminação de conhecimentos relativos à inovação e transformação governamental.
O objetivo é fortalecer a parceria global para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tendo em vista a celebração dos 30 anos da realização, no Rio de Janeiro, da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em junho de 1992.
– É um marco receber um organismo internacional tão importante no Palácio Guanabara. O Rio de Janeiro desejava muito essa retomada do diálogo internacional. Hoje, nós temos ações efetivas voltadas para o meio ambiente. Não tenho dúvida de que essa parceria vem colaborar muito nesse processo de reconstrução e requalificação do estado – ressaltou o governador Cláudio Castro.
Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha falou sobre a importância das ações em prol do meio ambiente.
– Esta é uma iniciativa que empodera o Governo do Estado do Rio de Janeiro e que nos dá caminhos e instrumentos para que possamos implementar uma agenda urgente e necessária. Nós precisamos falar sobre as emergências climáticas, precisamos sediar esse evento internacional no nosso estado e esse convênio possibilita alternativas para que isso se viabilize. Nós estamos vivendo um momento único de pujança ambiental no Rio e hoje decretamos que 2022 será o ano do desenvolvimento sustentável – enfatizou.
Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Mariano Jabonero destacou o Rio de Janeiro como um estado atuante em ações que promovem a cidadania.
– O que mais nos caracteriza é o foco na Educação, Cultura e Ciência, pois essas áreas formam a construção da cidadania. Nosso objetivo é trabalhar junto, com alianças, sem isso não é possível resolver os problemas. Vejo o Rio de Janeiro como um estado que caminha junto para a construção da cidadania, desenvolvimento, emprego, bem-estar, cultura – disse.
A OEI é o maior organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa. Ao todo, são 23 países-membros, respondendo às suas prioridades e fortalecendo as políticas públicas.
Deixe o seu comentário