Parceria com a prefeitura foi anunciada
O governador Wilson Witzel e o secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet, visitaram as obras no prédio da antiga Casa de Saúde Nossa Senhora da Piedade, em Magé, que será transformada em um hospital estadual com 300 leitos e quatro centros cirúrgicos para atender até 500 mil moradores de Magé e municípios vizinhos. O Estado e a prefeitura fecharam uma parceria para garantir a reabertura da unidade.
Também participaram da visita o prefeito de Magé, Rafael Santos de Souza; a secretária municipal de Saúde, Carine Tavares; os deputados estaduais Vandro Família (SDD) e Bruno Dauaire (PSC), líder do Governo Witzel na Alerj; além do presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Rogério do Vale.
O prédio da Casa de Saúde estava fechado desde 2010, quando a instituição encerrou suas atividades. A Prefeitura de Magé retomou o imóvel, após obter na Justiça a decretação de seu abandono. O hospital chegou a ser referência na região, com quatro pavimentos em área construída de aproximadamente 5 mil metros quadrados. Nele funcionavam pronto-socorro, maternidade, centro cirúrgico e especialidades.
Witzel fez uma inspeção em todos os andares do prédio, que está praticamente no esqueleto, conversou com operários da obra, e anunciou que o hospital voltará a ser um modelo de atendimento para os moradores da região.
– Vamos fazer uma reforma para colocar um grande hospital regional à disposição dos moradores de Magé e cidades vizinhas. Será um hospital clínico e cirúrgico com 300 leitos e quatro centros cirúrgicos, com capacidade de atender toda a população da região. Será um legado que vamos deixar para Magé – disse Witzel.
As obras de recuperação da unidade foram iniciadas em 9 de junho, data do 455º aniversário de Magé.
O secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet, explicou que a Secretaria de Estado de Saúde vai liberar verbas para o custeio da unidade. A verba para as obras será obtida também por meio de parceria com a Assembleia Legislativa, com recursos de emendas parlamentares.
Abastecimento de água
Após a visita às obras da Casa de Saúde, o governador conheceu de perto o projeto de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Magé, da Cedae. A obra foi retomada na gestão Witzel e tem prazo de conclusão previsto para 18 meses.
O novo sistema vai viabilizar o fornecimento de água potável para a região, beneficiando 200 mil pessoas, num investimento de R$ 8,8 milhões. O projeto prevê a construção de uma ETA, que irá tratar 330 litros de água/segundo, reservatório, estrutura para captação, elevatórias, além do assentamento de 11,6 km de rede adutora, travessias e interligações.
O contrato para as obras de melhorias foi anunciado pelo Governo do Estado em 16 de dezembro e a retomada do empreendimento atende a uma demanda antiga dos moradores do município.
Durante a visita às obras da Cedae, o governador esteve acompanhado do presidente da Cedae, Renato Espírito Santo; do diretor do Interior da empresa, Carlos Braz, e do deputado estadual Renato Cozzolino (PP), que pleiteou também obras de recuperação da RJ-107, conhecida como Estrada da Serra Velha.
Fotos: Carlos Magno
Deixe o seu comentário