Governador do Rio inaugura obras de Saúde e Infraestrutura em Duque de Caxias

Foto: Pixabay

Centro de Imagem do Hospital Adão Pereira Nunes vai oferecer exames de ressonância magnética, tomografia e raio-x e faz parte de um pacote de R$ 30 milhões em investimento na unidade. Também no município, praça onde funcionava lixão foi entregue ao público

Reforço na saúde da Baixada Fluminense. O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta quarta-feira (02.03), o Centro de Imagem do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), que vai oferecer serviços de ressonância magnética, tomografia e raio-x digital. A unidade passa por uma ampla reforma e conta com um investimento de mais de R$ 30 milhões, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Duque de Caxias.

Acompanhado do prefeito Washington Reis e outras autoridades, o governador ressaltou a importância das obras no hospital para a população.

–  Essa é a primeira grande reforma em 25 anos no hospital. Temos agora o melhor Centro de Imagem do estado na Baixada, com equipamentos de última geração que estão à disposição dos fluminenses. A demanda por serviços de saúde na região é muito grande, e o nosso objetivo é contribuir, sempre, para atender melhor a população de cada município – disse o governador.

Entre as novidades do Centro de Imagem, estão: um aparelho de ressonância magnética com capacidade de realizar entre 2.500 a 3.000 exames por mês e com condições de atender a demanda interna e externa e um tomógrafo capaz de realizar todos os tipos de tomografias computadorizadas. O equipamento pode fazer entre 9.000 a 13.000 exames por mês e tem capacidade de suportar até 300 quilos, o que garante o atendimento a pessoas com obesidade.

Na ocasião, também foram inaugurados dois aparelhos de raio-x com arcos em C, especializados para uso cirúrgico, que vão atender aos setores de angiologia e neurologia da unidade. O HMAPN também recebeu novas placas DR e notebooks, usados na radiologia digital.

A reforma geral do hospital inclui as áreas interna e externa, garantindo a instalação de um sistema de incêndio, dois elevadores, uma estação de tratamento de esgoto e de um sistema de captação de energia solar. O telhado também será reformado.

Vida nova ao lixão

Ainda em Duque de Caxias, no Jardim Gramacho, o governador Cláudio Castro participou da entrega da Praça do Maruim. Construída em substituição a uma área de lixão, o local vai proporcionar lazer e diversão para as famílias da comunidade e de regiões vizinhas. Por meio da parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Duque de Caxias, diferentes obras acontecem no município, beneficiando moradores de todos os distritos.

– É uma alegria enorme estar aqui e ver um equipamento de tanta qualidade entregue para a população. Aqui em Duque de Caxias temos uma igualdade de investimentos. Não há ninguém nessa cidade que seja menos importante do que quem mora, por exemplo, em Ipanema e no Leblon. Somos um só Rio de Janeiro e aqui há respeito para todos – frisou o governador.

A estrutura da nova praça conta com um campo com grama sintética, academia de ginástica, campo de futevôlei, mesa de tênis, playground, pista de caminhada, futmesa, ping-pong, área de convivência, iluminação para jogos noturnos, entre outros atrativos.

– A praça ficou muito bonita. Além de ser uma opção de diversão para as crianças, se tornou uma oportunidade de trabalho também. Eu, por exemplo, estou aqui vendendo água e outras bebidas. É uma maneira de conseguir o pão de cada dia. Foi um presente para os moradores daqui, principalmente para as crianças, porque nós da comunidade não temos quase nenhuma opção de lazer – ressaltou a moradora Ruth Ferreira, de 49 anos.

Além das obras de construção da área pública de lazer, milhares de moradores vão ser beneficiados com obras de drenagem e pavimentação asfáltica em diversas ruas, além de nova iluminação de led. Entre as vias contempladas está a Rua Frei Caneca, a principal da localidade. As ruas também receberam sinalização horizontal, como faixas de pedestres, para beneficiar motoristas e moradores.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*