Encontro aconteceu, nesta terça-feira, com o ministro do Departamento de Segurança Energética da Inglaterra
O governador Cláudio Castro foi recebido, nesta terça-feira (18/05), no Parlamento Britânico, em Londres, para uma reunião com o vice-ministro de Estado do Departamento de Segurança Energética do Reino Unido, Graham Stuart. O objetivo foi apresentar o potencial do Rio de Janeiro na produção de energias renováveis.
– O Governo do Estado vem investindo na economia verde, que, além dos benefícios ambientais, tem baixo custo e gera lucro, empregos e renda para a população. No encontro, trocamos ideias e experiências importantes para aprimorar esse setor, fundamental para o desenvolvimento econômico e social fluminense – ressaltou o governador.
No encontro, o vice-ministro de Estado do Departamento de Segurança Energética do Reino Unido destacou a semelhança entre as ações do Rio de Janeiro e de Londres em relação à energia renovável.
– Acredito que as “conexões verdes” beneficiam não apenas o meio ambiente, mas também os negócios. O Estado do Rio tem potencial e competitividade no setor energético, assim como Londres. Tivemos uma troca de experiências vantajosa para todos nós – afirmou Graham Stuart.
No estado, a produção éolica vai gerar investimentos de mais de USS 85 bilhões nos próximos 15 anos. Já para biomassa, biogás e biometano, estão previstos R$ 500 milhões em 2 anos. No setor de Petróleo e Gás, são mais de US$ 60 bi em até 5 anos.
– O Rio de Janeiro é o estado que tem a maior capacidade para produzir energia eólica offshore. Hoje, temos nove projetos, com 27,498 GW de potência. Além disso, temos profissionais capacitados para atuar em todos os tipos de energia renovável – explicou o secretário de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal.
Também participaram da reunião os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, além do subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques.
Agendas de quarta-feira
Amanhã, Cláudio Castro apresenta o panorama político e econômico fluminense para um grupo de investidores na Canning House e a carteira de investimentos em energia renovável e saneamento na Câmara de Comércio Brasileira no Reino Unido.
Deixe o seu comentário