A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói informa que foram confirmados 6 casos de doença pelo novo coronavírus (COVID-19) em residentes do município. Todos os pacientes realizaram viagem ao exterior, estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pela FMS. Foram notificados 173 casos suspeitos da doença. Entre eles, 71 já foram descartados e 102 permanecem em investigação.
O paciente de 69 anos que estava internado em hospital particular da cidade e morreu às 19h desta terça-feira (17) ainda não teve resultado do exame de COVID-19 e não está na relação de casos confirmados.
A partir desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Niterói vai bloquear os acessos às praias da cidade. Além disso, será determinado o fechamento de shoppings, centros comerciais, restaurante e clubes. Essas medidas somam-se a outras já adotadas para conter a disseminação do novo coronavírus em Niterói.
Niterói possui um plano de contingência para o COVID-19. Desde o aparecimento dos casos na China, o município antecipou-se e criou um grupo de resposta rápida para assuntos relacionados à doença, com objetivo de garantir todos os cuidados e assistência necessária para os casos que possam surgir.
Medidas já adotadas pela Prefeitura de Niterói para prevenção ao novo coronavírus:
– Criação do Gabinete de Crise que está responsável pela tomada de decisões no combate ao novo coronavírus.
– Decretada Emergência em Saúde Pública com possibilidade de adoção de medidas como isolamento, quarentena, realização compulsória de exames, testes, coleta de amostras, entre outros tratamentos médicos, além de requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas com pagamento posterior de indenização.
– Suspensão das aulas na rede pública de Niterói com determinação de distribuição de cestas básicas às famílias dos alunos, garantindo a segurança alimentar.
– Fechamento da visitação por 30 dias aos equipamentos públicos como: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Campo de São Bento, Hortos do Fonseca, Itaipu e do Barreto, Centros de Atendimento aos Turistas (CATs), Parque da Cidade, Parque das Águas, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Teatro Municipal João Caetano, Sala Nelson Pereira dos Santos, Solar do Jambeiro, Museu Janete Costa de Arte Popular e demais praças cercadas que contenham gradil.
– Monitoramento de pacientes com suspeita da doença e de todos que tiveram contato, coleta de amostras e envio para o laboratório estadual referência para o diagnóstico ou descarte da doença. Caso o diagnóstico seja confirmado, a FMS acompanha o tratamento e o isolamento do paciente e monitora todos que tiveram contato com ele.
– Dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde.
– Suspensão de eventos culturais e esportivos, feiras de artesanato e produtos orgânicos, por 15 dias.
– Aberto o processo de compra de insumos para a assistência em casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus.
– Capacitação sobre o coronavírus para todos os profissionais da rede municipal de Saúde.
– Distribuição de cartilha para todas as unidades da Saúde, Educação e demais prédios públicos do Município com orientações sobre como agir em casos suspeitos.
– Criação do plano de contingência para o coronavírus.
– Reserva de leitos de isolamento para o novo coronavírus nas unidades municipais de acordo com o plano de contingência estadual.
– Suspensão de todas as consultas médicas não essenciais. As equipes do Programa Médico de Família farão o acompanhamento dos pacientes crônicos e daqueles que demandam maiores cuidados.
– Suspensão das férias dos servidores da Saúde na fase aguda do vírus.
– Suplementação orçamentária para a área de Saúde para assegurar mais recursos para a área.
– Adiamento do pagamento de ISS para todos os setores pelo prazo de três meses.
– Autorizado o regime de home-office para os servidores, sem prejudicar o andamento do serviço e a critério das secretarias.
– Elaboração de norma com medidas de higienização e prevenção ao contágio a serem adotadas nos transportes de ônibus, táxis e transporte por aplicativos.
– Suspensão de cirurgias eletivas para reserva de leitos voltados para pacientes da COVID-19.
– Suspensão da prova de vida de aposentados e pensionistas do Niterói Prev enquanto perdurar a pandemia.
– Suspensão de realização de provas de concursos públicos
– Criação da Câmara Temática da área econômica, com entidades empresariais e industriais da cidade para acompanhar constantemente e discutir medidas para reduzir o impacto na economia.
– Criação, já em janeiro, do Grupo de Resposta Rápida responsável por tratar assuntos relacionados ao novo coronavírus, definindo fluxos de encaminhamento, reserva de leitos, compras de Equipamento de Proteção Individual, medidas de prevenção, entre outras medidas.
Deixe o seu comentário