Franquias cariocas apresentam recuperação no faturamento e ampliam número de operações

Foto. Pixabay

Setor de serviços, alimentação e bem-estar ganham destaque e supera desempenho do mesmo período de 2019

De acordo com os últimos dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), no terceiro trimestre de 2021, o estado do Rio de Janeiro apontou um crescimento de 11,7% no faturamento geral das redes de franquias, chegando a mais de R$ 4,6 bilhões. Já em número de unidades, o mercado fluminense expandiu 11,5%, totalizando 16.917 operações. Os mercados que se destacam no franchising carioca são os de Alimentação Food Service (22,3%), Serviços e Outros Negócios (19,9%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,2%). Confira alguns deles nas seguintes franquias:

A rede de franquias Pello Menos, pioneira nos serviços de depilação à cera indolor e sem hora marcada no Brasil, registrou crescimento de 26% em 2021 em relação ao ano anterior, faturando R$ 30 milhões, um aumento de 22% considerando o mesmo período. “Estamos avançando na recuperação do faturamento pré-pandemia. Os percentuais de resultados estão sendo muito positivos, em especial do segundo semestre de 2021 em diante”, afirma Regina Jordão, fundadora e CEO do Pello Menos. Apesar de todos os desafios econômicos e incertezas diante da normalização do funcionamento do comércio, foi no ano de 2021 que o Pello Menos lançou o serviço a laser com três tecnologias: Nd:Yag, Diodo e Alexandrite, cada um recomendado para um tipo de pele, gerando resultados mais rápidos e satisfatórios. “Com a inclusão do laser em nosso mix de serviços e a crescente procura por esta modalidade, a expectativa é o crescimento de, no mínimo, 50% do faturamento. Estamos confiantes de que 2022 será um ano de grande evolução para a marca”, revela Regina. Aos interessados, o investimento em uma unidade da rede é a partir de R$ 320 mil.

A rede de bares e restaurantes Espetto Carioca apresentou um crescimento de 32%, fechando o ano com um faturamento de R$ 100 milhões. Segundo Bruno Gorodicht, sócio-fundador e diretor da rede, manter a rentabilidade sem perder a competitividade foi um dos maiores desafios enfrentados no ano passado. “Além de aprimorar e controlar o custo da mercadoria vendida (CMV), lidamos com as demais despesas envolvidas, principalmente as renovações de aluguéis, crescimento das taxas de IGPM e inflação, que elevaram os preços de energia e demais itens de serviços e insumos. Porém, nossa expectativa para novos negócios é muito boa, seguimos preocupados com a gestão dos custos e administração dentro das nossas empresas”, declara. A rede que alcançou a faixa de mais 40 franquias comercializadas pelos estados de São Paulo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e Espírito Santo, prevê um crescimento de 40% para este ano. 

Em conjunto com o Espetto Carioca, o Mané, rede de boteco pertencente a holding do Grupo Impettus, da qual também faz parte a franquia de espetinhos, alcançou um faturamento de R$ 14 milhões, um crescimento agressivo de 230% se comparado ao ano de 2020 e as incertezas ocasionadas pela pandemia. “Com a evolução da pandemia, bem como o isolamento social, tivemos que nos adaptar e rever nossas estratégias para mantermos o fluxo do negócio. Com a retomada e flexibilização das medidas preventivas, vamos aproveitar ao máximo a volta do cotidiano pós-pandemia. Estamos na crista da onda, prontos para surfar.” afirma Daniel Bittencourt, sócio-fundador e diretor do Mané. A rede, que ao todo possui 22 unidades comercializadas, para esse ano prevê faturar R$ 30 milhões, registrando uma alta de 40% no número de lojas e mais de 50% no faturamento total.

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