Fórum Interconselhos em SG promove debate sobre Acolhimento Institucional e Atenção Humanizada

O acolhimento institucional garante proteção integral a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e de abandono. Em São Gonçalo, instituições e programas de acolhimento familiar asseguram a proteção integral dessa parcela da população.

Com a proposta de promover um debate sobre o assunto, o Fórum Interconselhos de Direitos de São Gonçalo, vinculado à Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd), realizará a primeira reunião do ano sobre Acolhimento Institucional e Atenção Humanizada. O evento será realizado nesta quinta-feira (13), a partir das 9h30, no auditório do Ministério Público, em Santa Catarina.

A proposta do Fórum é promover uma reflexão acerca da política local e as estratégias adotadas para assegurar a proteção integral e o pleno desenvolvimento destas crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiências e idosos que se encontram em situação de risco pessoal e/ou social.

O evento vai contar com participação de Luciana de Souza Alves, secretária municipal de Desenvolvimento Social, que ministrará uma palestra sobre o panorama municipal do acolhimento de pessoas em situação de risco e vulnerabilidades.

A mestre Adriane Sabrosa, assessora da Gerência do Programa de Atendimento à Criança e Adolescente vítimas de violência da FIA-RJ, e a psicóloga Suanny Nogueira, técnica do NACA-São Gonçalo/Movimento de Mulheres em São Gonçalo, também vão participar do encontro.

“Será um momento para falarmos sobre as nossas instituições municipais de abrigamento para crianças e adolescentes, do programa Família Acolhedora e do trabalho que desenvolvemos nesses equipamentos.

O abrigamento vai muito além de cumprir um protocolo, a atenção humanizada para a pessoa que está em situação de vulnerabilidade é muito mais importante que o próprio acolhimento”, afirma Luciana.
A articuladora do fórum, Marisa Chaves, destaca a importância de promover um debate aprofundado sobre acolhimento institucional.

“É necessário analisar as razões que originam o acolhimento institucional de pessoas e a implementação das políticas públicas que promovem a convivência familiar e comunitária e atenção especializada, em especial, quando crianças, adolescentes, mulheres e idosos se encontram em risco pessoal ou social”, ressalta Marisa.
As inscrições podem ser feitas na recepção do evento ou através do link https://bit.ly/30NjYTH.

Os certificados de 4 horas de participação serão entregues ao final do evento.

Fórum Interconselhos de Direitos
Data: 13 de fevereiro
Horário: Das 9h30 às 13h
Local: Ministério Público (Av. Doutor Getúlio Vargas, 2670, Santa Catarina -São Gonçalo / RJ)
Gratuito

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*