Firjan SENAI Três Rios abre nova turma do curso técnico em Eletrotécnica

Foto: Antonio Batalha

Quem se matricular até 31 de janeiro garante 50% de desconto na primeira mensalidade do primeiro módulo

Apesar do ritmo lento, a atividade industrial vai dando sinais de recuperação e as empresas começam a contratar profissionais. Pensando na retomada do crescimento, a Firjan SENAI Três Rios abriu nova turma do curso Técnico em Eletrotécnica. As inscrições já estão abertas e as aulas têm previsão de início em fevereiro.

Profissionais especializados em eletrotécnica podem atuar em diversas empresas e segmentos industriais variados, como alimentação, mecânico, construção civil ou até mesmo em hospitais, por exemplo. Ele atua na execução e inspeção de projetos de instalações elétricas residenciais, prediais e industriais.

Levantamento feito pelo Senai mostrou que as profissões ligadas à tecnologia estarão entre as mais promissoras, pelo menos nos próximos cinco anos. No período, ocupações que têm a tecnologia como base não só motivarão a abertura de novos postos de trabalho como exigirão a requalificação de parte da mão de obra hoje disponível.

A demanda será maior por profissionais qualificados dos níveis superior e técnico, mas o topo do ranking, no entanto, deverá ser liderado pelas chamadas ocupações transversais, compreendidas como aquelas cujos profissionais estão aptos a trabalhar em qualquer segmento, como pesquisadores e desenvolvimento, técnicos de controle da produção e desenhistas industriais. 

“Com amplo leque de atuação, o técnico em Eletrotécnica tem atuação transversal e pode trabalhar em diversos tipos de empresas e segmentos, inclusive partindo para áreas de energia renováveis, eficiência energética, automação e robótica”, explica o gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, Edson Melo.

O gerente destaca ainda as vastas possibilidades que os trabalhadores com essas habilidades podem alcançar: “A indústria segue em evolução com novas ferramentas e tecnologias e cada vez mais conectada. Assim, passou a exigir profissionais cada vez mais qualificados e dispostos a novos conhecimentos e competências, portanto é fundamental estar atualizado para se destacar no mercado”, afirma.

A metodologia utilizada pela Firjan SENAI certifica que o estudante, ao término o curso, esteja capacitado e com conhecimentos necessários frente às novas exigências do mercado, assim como ciente do contexto da sua atuação profissional que irá desempenhar. As atividades ministradas associam a prática a teoria, inclusive com desenvolvimento de projetos integradores, garantindo que o aluno saia do curso preparado para enfrentar os desafios da profissão.

Durante o curso, os alunos vão aprender a executar e coordenar instalações elétricas de centros de transformação, redes de transmissão, distribuição e de iluminação pública, além de instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos. A emenda ainda inclui as disciplinas de eletricidade, manutenção elétrica predial e industrial, segurança em eletricidade, gestão da manutenção, projetos de sistemas elétricos de potência, leitura e interpretação de desenho.

Foto: Antonio Batalha

Informações e valores do curso podem ser obtidos diretamente na unidade da Firjan SENAI Três Rios, na Av. Vereador Mário de Castro Reis, 35, bairro Nova Niterói, pelo telefone 0800 0231 231 ou pelo site www.firjansenai.com.br.

– Você sabe o que faz um profissional de Eletrotécnica? 5 dicas para quem quer trabalhar na área

https://firjansenai.com.br/cursorio/blog/voce-sabe-o-que-faz-um-profissional-de-eletrotecnica-5-dicas-para-quem-quer-trabalhar-na-area

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*