Com o sucesso da campanha, começa uma nova etapa do “Selarón Pedaços do Mundo” que visa arrecadar fundos para projeto de restauração dos patamares e da escadaria
O financiamento coletivo do projeto “Selarón Pedaços do Mundo”, selecionado por edital Matchfunding de Cultura do BNDES, bateu a meta de arrecadação de R$ 131 mil, 26 dias antes do prazo final.
Realizada através de vaquinha virtual no site https://benfeitoria.com/selaron, a campanha teve mais de 343 benfeitores de diversos países do mundo e arrecadou fundos para criar um inventário profissional e digitalizado da obra do artista plástico chileno Jorge Selarón. Para cada R$ 1 doado, o BNDES irá pagar o dobro do valor.
A primeira fase do projeto “Selarón Pedaços do Mundo” prevê a criação do Centro de Interpretação Digital da Escadaria do Selarón, com a digitalização em 3D e catalogação do conjunto de azulejos que estarão disponíveis em site e aplicativo para celular. Com isso, será possível identificar facilmente as características de toda a obra, o local de origem de cada peça, a data, as técnicas utilizadas entre outras informações.
O projeto foi idealizado pela Liguia (Liga Independente dos Guias do Rio de Janeiro) em parceria com os comerciantes do centro da cidade através do Polo Novo Rio Antigo.
A escadaria possui tombamento provisório por um decreto municipal de 2005, mas nunca teve um levantamento da quantidade exata de azulejos (são mais de dois mil), do tipo e das técnicas utilizadas nas cerâmicas e dos países que são representados na obra.
Segunda fase do projeto visa arrecadar fundos para o projeto de restauração dos patamares e da escadaria
Como a meta foi alcançada 28 dias do prazo final, o edital do BNDES prevê uma nova fase de captação de recursos – por crowdfunding no https://benfeitoria.com/selaron – até o dia 1º de dezembro.
Nesta etapa, o objetivo é arrecadar R$ 15 mil (100% dos fundos serão provenientes apenas das doações e sem a contribuição do BNDES) para o projeto de restauração dos patamares e da escadaria Selarón, identificação das condições de bases que revestem os azulejos, mapeamento de danos e riscos da base de sustentação, além de proposição de intervenção para aprovação do IRPH (Instituto Rio Patrimônio da Humanidade).
– O grande engajamento da população e dos turistas mostrou o quanto a escadaria Selarón é importante para o cenário artístico-cultural do Rio. Demonstra também a necessidade de que o projeto executivo de restauração seja submetido e aprovado pelo IRPH (Instituto Rio Patrimônio da Humanidade), órgão da Prefeitura do Rio que deveria se preocupar mais com um ponto turístico tão conhecido no Brasil e no exterior. Este é o primeiro passo de muitos que virão para o nosso grande objetivo: o tombamento definitivo da Escadaria como patrimônio cultural carioca, estadual, nacional ou até mesmo mundial – André Ângulo, coordenador do Plano de Gestão da Escadaria Selaron Pedaços do Mundo.
A multicolorida escadaria de Selarón ganhou forma nos anos 1990 com a combinação de azulejos vindos de mais de 60 países – alguns raros como azulejos iranianos do século 19, pinturas corporais de índios canadenses, além dos criados pelo próprio Selarón ao retratar o Rio, suas favelas e seu povo. O mosaico criado pelo artista plástico – que dizia que sua obra estava em permanente construção – é o terceiro ponto mais visitado por turistas no Rio e foi palco de videoclipes de artistas internacionais, entre eles Walk On, do U2, e Beautiful, de Snoop Dogg e Pharrell Williams.
Com a arrecadação do valor total, cada doador receberá recompensas de acordo com a doação. Entre os itens estão certificados de agradecimento que serão disponibilizados no site que será lançado, passando por catálogos de azulejos personalizados com o nome do doador que poderão ser baixados no futuro site e terão tecnologia de realidade aumentada (RA).
Concurso de fotos nas redes sociais
Por conta da popularidade da escadaria Selarón entre os brasileiros e estrangeiros e para aumentar o engajamento do financiamento coletivo nas mídias sociais, foi lançado um concurso para selecionar e premiar as melhores fotos. Para participar, basta postar uma imagem com as hashtags #selaronpedacosdomundo e #eutonanuvem, concorrer a prêmios e a possibilidade de ter a própria foto impressa e exposta no Museu da República. Basta compartilhar a ideia junto com o endereço da plataforma da campanha benfeitoria.com/selaron.
Deixe o seu comentário