Fazendo crochê como forma de aliviar a tensão durante a quarentena, Ana Ramos encontrou nas habilidades manuais um refúgio. E também encontrou uma fonte de renda ao ser surpreendida por pessoas que se encantaram com seu artesanato, encomendando bonecas e bichinhos para presentear. Foi assim que surgiu a Fifoca Crochê. “No início da quarentena, nos vimos em um cenário de isolamento e grandes tensões, por isso procurei aprender a fazer crochê como uma forma de aliviar a minha ansiedade cotidiana. Assim que comecei, me descobri em uma jornada de autoconhecimento incrível e quando me deparei com o universo das bonecas em crochê fiquei encantada por esse lugar tão mágico. Criei o instagram da Fifoca Crochê primeiramente como uma maneira de expor minha arte.” – conta Ana Ramos.
Os Amigurumis, como são chamados os bichinhos e bonecas em crochê, são personalizáveis para que fiquem exatamente como o pedido do cliente. Como são feitos à mão, são sempre peças únicas e feitas com muito cuidado e carinho por Ana, que cria peças voltadas tanto para o público infantil quanto para o público adulto, como personagens de séries e filmes, e miniaturas personalizadas. O principal diferencial da Fifoca Crochê é o personalizado. A possibilidade de realizar o que você imaginou de uma forma fofa e encantadora. E ainda é grande a dificuldade das mamães de encontrar bonecas parecidas com suas filhas. Por isso, Ana cria bonecas com as características da criança que vai receber, como cor, formatos e tamanhos de cabelo e estilo. “Apesar de isso já estar mudando, continua difícil encontrar diversidade no mundo das bonecas. Temos possibilidades que não estão no mercado comum, como as bonecas com o uniforme do time de futebol preferido. Temos um estilo moderno de fazer crochê, nosso foco é sempre encantar a todos por meio da fofura e delicadeza de nossas peças. “
O que Ana mais ama em seu trabalho é ver a reação das crianças ao receber um item de sua loja. Mas em meio a tantas encomendas, uma das peças mais marcantes para ela foi a Bebel, uma abelha de design autoral que foi inspirada no personagem de mesmo nome de uma série de livros infantis. “Foi um trabalho muito especial e o resultado foi uma abelhinha muito simpática que surpreendeu até mesmo a mim.” – Outra encomenda muito marcante foi um conjunto de cachorrinho e borboletas. A cliente enviou fotos para Ana de um desenho em aquarela feito por ela e esse desenho foi a inspiração para a Ana poder criar os Amigurumis. As peças ficaram do jeitinho que a cliente havia imaginado e serviram de decoração na festa de aniversário de sua sobrinha.
Quanto a criação das peças personalizadas, Ana explica a complexidade do trabalho artesanal que a partir da inspiração fornecida pelo cliente, é feito o esboço da peça e inicia-se o processo de criação do design em crochê. “Esse é um processo bastante demorado e que exige muita paciência, pois para a criação do design é preciso fazer e refazer muitas vezes até chegar à peça pronta. Portanto, temos essas peças autorais em que o design foi criado por mim com exclusividade para a cliente, mas também temos peças feitas de design de outras artesãs, brasileiras ou estrangeiras.” – Explica Ana.
Na Fifoca Crochê utiliza-se somente materiais veganos, ou seja, sem componentes de origem animal. E em suas postagens nas redes é dado o crédito da criação da peça aos seus criadores, valorizando sempre o criador daquele design. Além de que, as peças podem ser modificadas de acordo com o desejo do cliente. Os amigurumis são enviados à todo o Brasil.
Fifoca Crochê
Instagram: @fifocacroche
Telefone: (62) 98312-2018
Deixe o seu comentário