Festas de fim de ano: especialista traz dicas para manter a qualidade do sono

Nesta época são comuns os exageros com alimentação, bebida alcoólica e música alta; todos esses fatores podem atrapalhar a qualidade do sono e especialista traz dicas de como diminuir os impactos sem abrir mão das comemorações

Natal e Ano Novo se aproximam e as festas tomam conta da maioria dos lares no Brasil e no Mundo. Nas últimas semanas do ano, é comum a mudança de rotina, em especial, devido às viagens e festas, e é aí que entram os exageros, na maioria das vezes, com a alimentação, bebidas alcoólicas e música alta, podendo comprometer a qualidade do sono.

Laura Castro, especialista do sono, psicóloga e sócia-fundadora da Vigilantes do Sono, healthtech referência no combate à insônia e que recentemente expandiu suas linhas de cuidado para atuar também em outros aspectos relacionados à saúde mental e ao bem-estar, destaca que nessas semanas a privação de sono é uma condição extremamente comum, algo que, no longo prazo, pode levar à alterações cognitivas, metabólicas, psicológicas, sociais e emocionais.

“Um quadro crônico de redução nas horas de sono pode trazer uma série de problemas para a saúde e para o bem-estar, a começar pelo papel determinante que tem o descanso de qualidade para a motivação e concentração, por exemplo. Mas, uma noite completamente privada de sono já traz consequências agudas importantes, como uma baixa na imunidade e o cansaço, ainda que sejam consequências relativamente pequenas para a saúde global quando comparadas a longos períodos de privação”, explica a especialista.

Nesta época do ano, para a maioria das pessoas, a privação de sono trata-se de uma situação temporária por conta das festas e comemorações, e existem alternativas para equilibrar o sono sem deixar de celebrar. O primeiro passo, destaca Laura, é entender que se trata de um momento único com amigos e familiares, e tudo bem dormir um pouquinho menos nesses dias, no entanto, sempre respeitando os limites. 

Bebidas em excesso e alimentação desregulada podem atrapalhar também. “O ideal é equilibrar a ingestão de bebidas alcoólicas com um pouco de água que, além de hidratar, diminui a possibilidade dos pequenos despertares ao longo da noite e da ressaca no dia seguinte”, pontua. E para lidar com a ressaca e depois ir restabelecendo o sono, muita hidratação durante o dia e com sucos e chás que facilitam a desintoxicação é uma ótima estratégia. Por exemplo, suco de laranja, água de côco, o tal suco verde combinado com suco de maçã, ou misturas com gengibre, melancia, chá verde e suco de limão, todos incluem substâncias que podem acelerar a recuperação.

A especialista destaca ainda que os cuidados devem ser considerados para além das comemorações, sendo que o período pós festa também é necessário para voltar à rotina normal, e por isso vale tomar cuidado com alguns pontos para que o corpo e a mente se recuperem.

“Voltar a dormir no mesmo horário é essencial para a readaptação e também para possibilitar que o corpo volte a se acostumar com a rotina, evitando o uso de aparelhos eletrônicos cerca de 1 hora antes de ir se deitar. Além disso, optar por alimentos mais leves e evitar bebidas alcoólicas para “limpar o organismo”, também ajuda a melhorar a qualidade do sono, assim como a ingestão de líquidos durante o dia, principalmente os preparados com sucos e chás”, indica.

Sobre a Vigilantes do Sono
Com pouco mais de dois anos de atuação, a Vigilantes do Sono rompeu as barreiras de acesso ao tratamento padrão ouro para a insônia e auxilia pacientes e profissionais de saúde na condução da TCC-I (Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia). É hoje o maior aplicativo de sono do Brasil e foi eleita a melhor startup de saúde do maior programa de aceleração da América Latina, a Inovativa. A empresa nasceu do sonho de seus fundadores, Lucas Baraças, Guilherme Hashioka e Laura Castro de ajudar as pessoas a dormirem melhor através de uma solução saudável, sustentável e acessível. Mais informações no site.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*