Ciclo de palestras “O futuro do Tempo, do Clima e da Água através das gerações” vai discutir a importância da Meteorologia para a preservação da vida na Terra
Em homenagem ao Dia Meteorológico Mundial, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) vai promover nesta sexta-feira (24) o ciclo de palestras “O futuro do Tempo, do Clima e da Água através das gerações”. De acordo com Ana Cristina Palmeira, professora do Departamento de Meteorologia da UFRJ e Conselheira do Crea-RJ, a Meteorologia tem um papel fundamental para a preservação da vida no planeta.
“Sem conhecer a atmosfera a fundo, não se prevê o seu comportamento a curto prazo, nem as suas tendências a médio e a longo prazo. Entender também o papel do profissional meteorologista, que trabalha em conjunto com tantas outras profissões, é respeitar as análises, as ações e assumir as consequências delas. A atmosfera, que adquire características das diferentes superfícies, transporta as suas propriedades a longas distâncias, de forma que, em si, não possui fronteiras políticas nem sociais. Modificações locais interferem também em lugares remotos, sem a menor cerimônia”, ressalta Ana Cristina, que é também membro da Câmara Especializada de Agronomia (CEAgro) do Crea-RJ.
Além da professora da UFRJ, estarão presentes na abertura do evento, às 16h, a Vice-Presidente do Conselho, Teneuza Cavalcanti Ferreira, que é engenheira civil e de segurança do trabalho; o Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEAgro) do Conselho, o engenheiro agrônomo José Leonel Diniz; e o Conselheiro do Crea-RJ, Anselmo de Souza Pontes, que é também membro da CEAgro.
As palestras serão realizadas no auditório do Crea-RJ, a partir das 17h. A primeira a discorrer sobre o tema “Mudanças Climáticas – Resultados de Sexto Relatório do IPCC” será Claudine Dereczynski, da UFRJ. Às 17h30, será a vez de Christiane Osório, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) abordar as “Mudanças Climáticas e a Transição Energética”. Já às 18h, a palestra será com Marcio Cataldi, da UFF, que tratará do tema “Perspectivas Sobre a Segurança Alimentar”. O Crea-RJ fica na R. Buenos Aires, 40 – Centro, Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo site ( Link) ou pelas redes sociais.
O Dia Meteorológico Mundial é comemorado anualmente em 23 de março e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1950, para celebrar a consolidação da Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization, WMO, na sigla em inglês), órgão internacional ligado à ONU e que atualmente conta com 193 membros.
Em 2023, a Organização Meteorológica Mundial traz como objeto de debates ” O futuro do tempo, do clima e da água através das gerações”, com o objetivo de chamar a atenção da população para questões de preservação e previsões de cenários atmosféricos a curto, médio e longo prazo; os quais a sociedade já percebe que estão mudando.
Vale ressaltar que, no Brasil, a comemoração acontece também em 14 de outubro. A mudança ocorreu a partir de uma decisão da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), que em 2004 definiu que as homenagens deveriam ocorrer nesta data por causa do dia da regulamentação da profissão no país – 14 de outubro de 1980 – por meio da Lei nº 6.835.
Deixe o seu comentário