Etiqueta no trabalho remoto: 5 atitudes a serem evitadas durante uma reunião online

De tendência a realidade no mundo todo, o trabalho remoto veio para ficar e exige tantos cuidados quanto o formato presencial. Confira as dicas da Analista de Desenvolvimento Humano na DISYS Brasil

Com a pandemia da Covid-19, muitas teorias que cercavam o mercado de trabalho foram postas à prova. A principal delas, talvez, diz respeito à produtividade no home office: hoje, não há dúvidas de que o modelo de trabalho remoto funciona. De tendência iminente, esse formato se tornou realidade máxima nas empresas brasileiras e tem tudo para continuar no pós-pandemia. 

Uma pesquisa realizada pela Microsoft com mais de 30 mil profissionais do mundo todo constatou que 70% deles desejam que a opção de trabalho remota se mantenha. E mais: 46% dos trabalhadores pesquisados admitiram que mudar de cidade é uma possibilidade agora que podem trabalhar remotamente. A própria Microsoft revelou que as reuniões via Teams, app da empresa para gerenciamento de equipes e comunicação corporativa, cresceram 500% no início da pandemia.

De acordo com Bruna Borges, Analista de Desenvolvimento Humano na DISYS Brasil, multinacional que conta hoje com aproximadamente 70% dos colaboradores no modelo de trabalho remoto, a produtividade no home office está diretamente ligada a um processo que se tornou bastante comum: a reunião online. 

Isso porque algumas atitudes durante a call, segundo ela, podem desviar o foco da reunião, prolongar o assunto que poderia ser concluído em minutos e até demonstrar falta de profissionalismo do colaborador.

A seguir, a profissional lista 5 atitudes para evitar durante uma reunião online.

1: Se ausentar da call sem justificativa: tudo bem que estamos em casa, mas se a reunião fosse presencial, você levantaria e sairia da sala para atender ao telefone? O raciocínio, aqui, deveria ser o mesmo. “Devemos ter responsabilidade e consideração com os demais participantes de uma reunião. Se houver algum imprevisto, procure avisar antes”, orienta Bruna. Isso vale para uma entrega programada, por exemplo. Que tal avisar o porteiro ou o familiar que mora com você antes de entrar em reunião? 

2: Roupas inadequadas: evite aparecer na reunião de pijamas, sem camisa ou usando outras roupas inadequadas para o trabalho, como camisetas mais cavadas e trajes de banho. Essa conduta não só pode demonstrar falta de respeito com os colegas e com a equipe como também reflete negativamente na produtividade e no foco durante o home office – tem até estudo que comprova essa teoria. Em Enclothed Cognition (algo como Cognição do Vestuário, em português), os pesquisadores americanos Hajo Adam e Adam Galinsky conseguiram provar que a roupa influencia nosso estado mental e, consequentemente, o desenvolvimento das nossas atividades diárias. Vale sempre se questionar: “se a reunião fosse presencial eu estaria vestido assim?”.

3: Testar os equipamentos em cima da hora: câmera, microfone e outras ferramentas necessárias para a reunião online devem ser testadas com antecedência. Essa atitude parece óbvia, mas muita gente deixa para testar tudo em cima da hora e acaba atrasando ou criando ruídos na reunião online. Além de agilizar a call, essa dica demonstra que você se preparou para a ocasião e que respeita o tempo e a disponibilidade dos outros participantes.

4: Comer durante as reuniões: com exceção daqueles encontros online que têm como objetivo a confraternização, comer em frente à câmera é outra atitude que pode indicar certo desleixo com os colegas, além de desviar a atenção de todos na reunião. “Os participantes podem entender que você não está levando a sério esse compromisso online”, acrescenta Bruna. Caso a videoconferência se estenda por horas, a dica é pedir licença aos colegas para comer algo, mantendo a câmera ligada e o microfone mudo, sempre. O que nos leva à dica número cinco.

5: Deixar o microfone sempre ligado: cuidado com o microfone ativo o tempo todo. A regra geral é mantê-lo no mudo durante toda a reunião, ligando-o apenas quando for sua vez de falar. Dê preferência para espaços como o chat para fazer observações ou comentários. Seu microfone mudo evita que barulhos externos possam atrapalhar o andamento da reunião, assim como também previne possíveis gafes com os colegas de trabalho.

SOBRE A DISYS

A DISYS Brasil está no país desde 2006, como uma subsidiária integral da Digital Intelligence Systems Corporation, possui linhas de serviços estruturadas para atender como uma empresa de consultoria de TI focada na terceirização de serviços e outsourcing de integração junto ao negócio de seus clientes. A base de clientes da DISYS é formada por corporações globais, pequenas e médias empresas, instituições educacionais e órgãos públicos. Possui escritórios nas capitais dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Saiba mais em: brazil.disys.com.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*