Instrumento permitirá a realização de cursos profissionalizantes e de qualificação, além de atividades esportivas nas comunidades do Jacarezinho e da Muzema
O Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou, nesta terça-feira (21/6), um protocolo de intenções com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Serviço Social da Indústria do Rio de Janeiro (Sesi-RJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ) para oferecer cursos de qualificação profissional e atividades esportivas para as comunidades do Jacarezinho e da Muzema – atendidas pelo programa Cidade Integrada.
– A parceria público-privada é fundamental para o crescimento do Cidade Integrada. Ter a Firjan e suas instituições oferecendo serviços para os moradores vai engrandecer ainda mais este programa, que pretende melhorar a qualidade de vida dos moradores, reduzir a pobreza e as desigualdades sociais. Queremos com o Cidade Integrada resgatar a esperança da população – afirma o governador Cláudio Castro.
Durante o evento, o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, destacou que a parceria estimula ainda mais a oferta de oportunidades para a população das comunidades.
– Esta parceria com a Firjan é mais um ponto positivo para o programa e vai levar mais serviços sociais aos territórios onde está o Cidade Integrada. A promoção deste acesso, a garantia do lazer e a oferta de oportunidades demonstram que a preocupação do Governo do Estado está muito além da questão da segurança pública e visa garantir a cidadania e mais qualidade de vida para esta população – disse o secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione.
O presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, explicou que a instituição realizou este mês um processo seletivo e contratou dois agentes de cidadania, moradores das comunidades da Muzema e do Jacarezinho, que farão a divulgação dos serviços gratuitos ofertados pela Firjan SESI e Firjan SENAI, bem como atuarão na mobilização para as inscrições, identificando o perfil e as necessidades das respectivas comunidades.
– O Sesi Cidadania, que já realizou mais de dois milhões e meio de atendimentos, hoje atende 34 comunidades. E agora passa a contemplar mais duas, as primeiras onde iremos atuar dentro do Programa Cidade Integrada. Nossos Agentes de Cidadania ficarão responsáveis por mobilizar a população local, entender as principais demandas e divulgar os serviços que serão oferecidos, gratuitamente, pela Firjan Sesi e pela Firjan Senai. Prevemos, também, ter iniciativas da Firjan Sesi, usando nossas unidades móveis – explicou o presidente em exercício da Firjan.
A presidente da Associação de Moradores da Muzema, Gleysiane Barros, representou todas as sete associações de moradores das comunidades do Corredor do Itanhangá e agradeceu ao Governo do Estado por entrar nas comunidades que foram esquecidas pelo poder público por tanto tempo.
– O governo está se fazendo presente através do programa Cidade Integrada e agora a Firjan está chegando para trazer ainda mais oportunidades e transformar a vida dos moradores. Em nome de todas as comunidades do Itanhangá, quero agradecer e dizer que acredito na melhoria que está por vir – ressaltou Gleysiane.
Esta parceria possibilitará aos moradores das comunidades do Cidade Integrada o acesso aos cursos já oferecidos nas diversas unidades espalhadas pela cidade, tais como: alimentos, audiovisual, automação, mecatrônica, construção civil, eletrônica, gráfica, gestão, energias renováveis, joalheria, vestuário, têxtil, meio ambiente, logística, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, TI e telecomunicações.
Deixe o seu comentário