Um empreendedor que não entende de gestão financeira pode enfrentar grandes dificuldades para conquistar a tão sonhada estabilidade. Entre os motivos para o pouco tempo de atividade apresentarem problemas estão a pouca atenção ao planejamento financeiro, problemas de negociação com fornecedores, além da falta de experiência e atualização sobre o ramo.
Mas o que é gestão financeira? A Gestão Financeira nada mais é do que o âmbito responsável por fazer o controle financeiro dos recursos de um negócio. É através dela que se pode realizar análises, determinar a destinação dos recursos e até mesmo tomar decisões como o corte de gastos.
Em resumo, a gestão financeira é o pulmão da empresa. Se ela não for realizada de forma eficiente, poderá acarretar sérios problemas, colocando em risco a manutenção da pequena empresa no mercado.
Lilah Fialho, proprietária da empresa 360 Finanças, explica que a empresa nasceu da necessidade em ver que as pequenas empresas estão enfrentando dificuldades para manter uma organização financeira, algo simples de se fazer, porém trabalhoso e muito negligenciado por vários empresários.
A 360 Finanças surgiu praticamente junto com a pandemia do novo coronavírus, em janeiro de 2020. Para Lilah Fialho, “tem sido muito interessante analisar esse cenário e como alguns empresários conseguem enxergar a importância de uma gestão financeira durante a crise – onde ela talvez seja até mais importante! Então, crescemos muito no ano passado e esse ano nós demos uma pequena “freiada” para melhorar a qualidade do serviço oferecido e agora voltamos a fazer prospecção novamente”, relata.
A empresária também explica o que é necessário para a saúde financeira de uma pequena empresa. Primeiramente, é necessário que o empresário comece a organizar o fluxo de informações financeiras com os dados organizados. Depois, vem o planejamento de metas, e por fim, o acompanhamento dos planejamentos financeiros.
Em meio a todas estas etapas, a dica para pequenas empresas é organizar um orçamento mensal. Neste processo, define-se o quanto espera vender naquele mês, o quanto espera que entre na conta bancária, o quanto pretende investir e o que espera do lucro. A criação e o acompanhamento do orçamento são tarefas simples. Elas possibilitam uma visão riquíssima da vida financeira da empresa e das ações que podem ser necessárias ao longo do mês.
A 360 Finanças é uma empresa de serviços que utiliza duas formas de medir o desempenho e os resultados para os clientes. A primeira vai de encontro com o que a empresa promete entregar, e o que entregam para o cliente, qual prazo e com qual qualidade. A segunda forma é baseada na percepção do cliente sobre os serviços da empresa, o nível de satisfação de cada cliente e onde a empresa pode melhorar.
Para o futuro, há a expectativa de ser uma fintech voltada para a gestão financeira e análise profunda de dados para acompanhamento do mercado brasileiro. Mas para este semestre, a proprietária Lilah Fialho quer oferecer um serviço novo, de investimento, mesmo que seja para pouco dinheiro investido, pois o foco são as pequenas empresas.
“A opção da gestão financeira terceirizada é muito vantajosa, pois você pode ter o resultado e desempenho de uma área financeira com investimento muito menor e com garantia de ‘know-how’ sem necessidade de treinamentos específicos. Se a empresa estiver em dúvida sobre a contratação de uma terceirização dos serviços financeiros, ela pode começar com alguns serviços básicos e sem necessidade de acesso a banco ou dados mais sensíveis, e a partir daí, ir evoluindo, caso queira”, finaliza a empresária.
360 Finanças
Contato: (61) 99687-3031
lilah@360financas.com.br
Deixe o seu comentário