Empreendedoras do Rio recebem capacitação gratuita em educação financeira

Foto: Pixabay

O workshop foi promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a organização Aliança Empreendedora. A secretária executiva do MMFDH, Tatiana Alvarenga, ressaltou a importância da gestão dos próprios recursos para o sucesso dos micro e pequenos negócios

Mais de 600 mulheres se inscreveram no workshop de capacitação financeira para empreendedoras do estado do Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira (25). O evento on-line foi promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a organização Aliança Empreendedora. A capacitação gratuita também contou com o apoio da Agência Estadual de Fomento (AgeRio).

Assista ao workshop

“Às vezes nós achamos que é só uma questão de equilibrar as finanças e economizar dinheiro, mas a educação financeira é essencial para o planejamento de vida. Organizar e administrar o próprio dinheiro, diminuir gastos, controlar despesas de forma estratégica deixa a vida mais organizada. Economizar e investir são atitudes que fazem parte de um conjunto de ações que garantem o bem-estar, e é isso que queremos para todas as mulheres, uma vida equilibrada em todas as áreas”, afirmou a secretária executiva do MMFDH, Tatiana Alvarenga.

Representante da Aliança Empreendedora e palestrante no evento, Elionai Cardoso ressaltou que a proposta é entender como fazer o próprio dinheiro render. “Não é nada de outro mundo, é aprender a fazer determinadas coisas, incorporar novos hábitos. Eu controlo o meu dinheiro ou o meu dinheiro me controla?”, observou.

Para a especialista, medidas simples fazem toda a diferença. “Defina metas que possam ser divididas em pequenos passos alcançáveis. Separe o dinheiro do negócio dos valores pessoais. Estabeleça objetivos concretos a curto, médio e longo prazo; faça um controle de gastos e ganhos; verifique os principais pontos a serem melhorados. Invista de acordo com o seu perfil. Tão importante como ter o dinheiro na mão é saber como cuidar dele”, aconselhou.

Entre as autoridades, também participaram a coordenadora-geral do trabalho e projeção econômica da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH), Flávia Dantas, e o superintendente de operações padronizadas da AgeRio, Bruno Bravo.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*