Embratur inicia série de ações de diversificação da oferta dos destinos brasileiros no Salão Nacional do Turismo

Sede da Embratur em Brasília (DF) - Crédito: Erasmo Salomão / Embratur

A presença da Agência na 8ª edição do encontro começou com a abertura do estande e com a participação do presidente Marcelo Freixo em reunião com a Anseditur

A Embratur deu início aos trabalhos na 8ª edição do Salão Nacional do Turismo com a abertura do estande, nesta quinta-feira (8). O espaço receberá o trade turístico brasileiro durante o evento e também será palco de anúncios. O Salão ocorre no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), e vai até domingo (11), reunindo a maior quantidade de experiências e atrativos turísticos do Brasil apresentados por governos estaduais e municipais e pelas mais importantes empresas do setor. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e o gerente de Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, participaram da reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur). O presidente da entidade, Alexandre Pereira, destacou a importância de diversificar os destinos promovidos no exterior.

Na mesma linha, Freixo ressaltou a importância das cidades e disse que “ninguém faz turismo para país e estado”. “As pessoas vão para as cidades. É onde você encontra a diversidade e as singularidades”, disse. “E é esse o Brasil que estamos apresentando, de diversidade na religiosidade, na cultura, na arte, na música e nas pessoas. Estamos trabalhando para termos mais canais de escuta e, para a Embratur, não importa a diferença política entre estado e município ou a posição política desse ou daquele prefeito. Nós queremos fazer o turismo crescer e vamos trabalhar com todas as cidades e todos os estados”, reforçou.

O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, apresentou as ferramentas e os objetivos da Embratur em 2024 e 2025. Ele disse que pretende adiantar o calendário de ações da Agência e também ressaltou a importância do Painel de Dados. “Os dados levantados pelo time do Fábio são um farol para o Brasil inteiro”, ressaltou. 

Reis disse, ainda, que a Agência tem trabalhado para ver o Brasil a partir dos mercados emissores de turistas internacionais, para dar efetividade na promoção internacional dos destinos brasileiros a partir do que os turistas internacionais procuram na hora de decidir para onde viajar. “Cada um das nossas campanhas têm um foco. a primeira que fizemos esse ano, nos Estados Unidos, foi Afroturismo. A da Europa, agora durante as Olimpíadas, foi de modalidades esportivas. No segundo semestre, vamos divulgar a Amazônia com uma série de ações”.

Foto: Luiz Henrique Estevam / Embratur

Esta edição do Salão Nacional do Turismo ocupa uma área de 40 mil m², e a expectativa é que reúna cerca de 120 mil visitantes. Durante o encontro, ação da Embratur será voltada para a internacionalização da iniciativa promovida pelo Ministério do Turismo (MTur). 

Rotas Amazônicas Integradas

O estande reservado para a Embratur no evento estará aberto para todo o trade. O espaço possui duas salas de reunião e o presidente Freixo participará de diversos encontros no local, que também sediará, no sábado (10), a assinatura de uma parceria entre a Agência e o Rotas Amazônicas Integradas (RAI), grupo que reúne os governos dos sete estados da Região Norte (Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins). O documento oficializa as intenções de esforços mútuos entre Embratur e o RAI para promover destinos amazônicos no exterior. 

Internacionalização do Salão

Entre as diversas agendas do evento, a Embratur levará 22 operadores de empresas turísticas da Argentina, do Paraguai, do Chile, da Colômbia, do México, do Peru e de operadoras latinas com sede nos Estados Unidos para participar de encontros de relacionamentos com o trade turístico brasileiro, e cinco jornalistas internacionais do Chile e da Argentina que conhecerão os destinos apresentados no Salão do Turismo.

Eles estão no Brasil para três viagens de familiarização (famtour) e para uma press trip, promovidos pela Embratur em parceria com o Sebrae. Os operadores de duas rodadas de encontros de relacionamento com 32 DMCs brasileiros no espaço Núcleo do Conhecimento para fomento de negócios e criação de networking. Antes do Salão, as famtours apresentaram destinos de Alagoas que receberam os operadores da Argentina e do Paraguai; Chapada dos Veadeiros (GO), que ficou com os convidados da Colômbia e do Chile; e Foz do Iguaçu (PR), com Peru, México e operadoras latinas nos EUA. 

Já no caso da press trip, os dois comunicadores convidados do Chile e os três da Argentina passaram por atrativos de Florianópolis e, no Rio de Janeiro, participarão da abertura do evento. Eles também farão um passeio pelos estandes do Salão, onde terão contato com experiências brasileiras. 

Afroturismo e povos tradicionais

Outra importante ação da Embratur a participação na organização da área de afroturismo e povos tradicionais. A área contará com diversas entidades que atuam na pauta, com oficinas, bate-papo, cooking show, entre outras atividades. Na programação, será realizado o primeiro encontro do grupo de atores que compõem o segmento do afroturismo, como destinos, agências de turismo, startups e demais empreendimentos, com o objetivo de iniciar os trabalhos de fundação da Associação de Afroturismo do Brasil (AFB), com o apoio institucional da Embratur. 

Atualmente não há nenhuma entidade nacional que represente os interesses do segmento. O objetivo é unir empresas e entidades em estratégias coordenadas para divulgar as experiências do segmento no Brasil e no exterior de forma mais efetiva e com maior alcance.

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