Em parceria com o Governo do Estado do RJ, projeto “Literatura Acessível”arrecada 15t de alimentos

Governo do Estado do RJ e NTS aderem à campanha do instituto incluir contra a fome

A pandemia da Covid-19 trouxe novas dificuldades e acentuou a desigualdade social. A boa notícia é que os problemas desencadearam uma poderosa onda de solidariedade, que vem produzindo grandes resultados. Em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da ong RioSolidario, e com o apoio da iniciativa privada, representada pela Nova Transportadora do Sudeste (NTS), o Instituto Incluir, oscip que tem como focos a diversidade humana e a inclusão, arrecadou um total de 15.750 kg de alimentos para serem destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A campanha “Literatura Acessível contra a Fome” promoveu a troca de livros da série Literatura Acessível, criada pelo Incluir, por alimentos – a cada exemplar correspondiam dois quilos. O início da campanha aconteceu em encontro no Palácio Guanabara, e coube à primeira-dama do EstadoAnaline Castro, presidente de honra do RioSolidario, efetuar as primeiras trocas.

“Foi um projeto lindo, que o RioSolidario teve a alegria de abraçar. Juntos, motivamos a leitura e a solidariedade de muitos para apoiar quem precisa. Literatura com inclusão é pensar no próximo, no coletivo. Ampliar o acesso das pessoas com deficiência à cultura e, ao mesmo tempo, contribuir para a alimentação de famílias que estão vivendo em situação de fragilidade social é uma grande realização”, disse Analine Castro.

Durante a campanha, foram montados postos de troca de alimentos por livros na Escola de Cultura, no RioSolidario e no Liceu de Artes e Ofícios. Só na Escola de Cultura, instalada na Biblioteca Parque do Estado, foram trocados 225 livros, que somaram à campanha 450 kg de alimentos. A Secretária de Estado de Cultura e Economia CriativaDanielle Barros, destaca a importância da aliança que se estabeleceu entre o poder público e a sociedade civil:

“Cultura e Solidariedade caminham juntas e, para nós, a consolidação de uma importante parceria em prol do combate à fome, unindo a leitura e o conhecimento ao ajudar o próximo, mostra o sucesso de quando estado e sociedade civil trabalham em harmonia. A cultura tem este papel transformador na alma das pessoas, agora aliada com comida na mesa de quem tanto precisa”, acrescentou.

União

Autora dos livros da série acessível e presidente do Instituto Incluir, a psicóloga e doutoranda em Educação Carina Alves festejou o relevante resultado alcançado pela campanha, e também destacou a mobilização plural que conseguiu:

“Precisamos estar todos unidos em momentos de dificuldade, como o que vivemos desde o início da pandemia. Esta unidade e um só propósito tornaram possível materializar o lema da campanha: Um livro na mão de uma criança e o alimento no prato da família”.

Patrocinadora do Literatura Acessível, a NTS, transportadora de gás natural por estados brasileiros, fez uma doação direta à campanha:

“Desde o início da pandemia de Covid-19, a NTS se mantém atenta à necessidade de participar desta rede de solidariedade, que ajuda a minimizar os impactos do novo coronavírus, sobretudo nas camadas mais vulneráveis da nossa sociedade. Temos orgulho de apoiar esta campanha que, além de incentivar a leitura e a solidariedade, se une a outras iniciativas da NTS, as quais já resultaram em R$ 12 milhões destinados a doações e ações de enfrentamento à pandemia nos municípios que integram a área de atuação de nossa empresa”, destaca Carla Diniz, Diretora de Gente e Gestão da NTS.   

A Campanha Literatura Acessível Contra a Fome é uma parceria entre o Instituto INCLUIR e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através da Escola da Cultura, e é apresentado pelo Literatura Acessível. O projeto Coletânea Literatura Acessível é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, produzido pela Burburinho Cultural e tem patrocínio da NTS, sendo uma realização do Instituto INCLUIR, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal Pátria Amada Brasil.

Be the first to comment on "Em parceria com o Governo do Estado do RJ, projeto “Literatura Acessível”arrecada 15t de alimentos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*