Quatro organizações da sociedade civil foram selecionadas para executar as ações da iniciativa do Governo Federal
A lista das organizações da sociedade civil selecionadas para desenvolver o Programa Horizontes em todo o país foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU). A iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNJ/MMFDH) tem o objetivo de promover a emancipação financeira e a dignidade dos jovens de 18 a 29 anos, por meio da integração às cadeias econômicas e inserção no mercado de trabalho.
As ações propostas incluem mentoria, cursos, oficinas e laboratórios e deverão buscar a integração com outros projetos já existentes. As capacitações terão foco no empreendedorismo e abrangerão temas como criação de marca e identidade, gerenciamento de negócios, mercado de trabalho e geração de renda, e desenvolvimento de plataformas e instrumentos virtuais.
A titular da SNJ, Emilly Coelho, acredita que proporcionar o acesso a conhecimentos sobre as novas tecnologias à juventude poderá mudar a realidade do país. “Buscamos o desenvolvimento de tecnologias sociais mais inovadoras e eficientes para realmente transformar a vida de nossos jovens. Esperamos que, com o sucesso dessas primeiras ações, possamos ampliar o Horizontes”, acrescenta.
Cada edital de seleção tem um público-alvo específico, escolhido em razão da vulnerabilidade social e dos desafios identificados por estudos preliminares. Há oportunidades voltadas para jovens negros, com deficiência e mulheres e habitantes do arquipélago do Marajó (PA).
Programa Horizontes
Lançado em outubro de 2020, o programa Horizontes é uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo e a inovação, entre jovens de 18 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além da inclusão produtiva, com entidades públicas e privadas relevantes, serão realizados diagnósticos acerca das dificuldades e necessidades dos jovens que têm interesse em empreender.
Deixe o seu comentário