Dia de Doar reforça a importância das doações como um hábito entre os brasileiros

Foto: congerdesign - Pixabay

A mobilização nacional acontece dia 30 de novembro como objetivo de promover um país mais solidário

Doar muda mundos. E doar de forma permanente muda vidas. Com o objetivo de promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, no próximo dia 30 de novembro acontece a edição 2021 do Dia de Doar. A iniciativa visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.

A expectativa é que milhões de pessoas sejam estimuladas no país para realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade. Mesmo após a vacinação de grande parte dos brasileiros contra a COVID-19, espera-se que o Dia de Doar também estimule as doações para combater os efeitos da pandemia, que de acordo com o Monitor de Doações COVID-19, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), já ultrapassou a marca de R$ 7 bilhões. 

“A doação é um componente importante para construirmos um país melhor para todo mundo e sermos cidadãos. Quando cada um de nós desenvolve o hábito de doar, se apropria da ideia de que podemos fazer a diferença a partir daquilo que temos, nós impactamos ainda mais”, explica João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR, organização que lidera o Dia de Doar no Brasil.

Na edição de 2020, ano marcado pelo início da pandemia de COVID-19, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 2 milhões em doações on-line, com uma média de R$ 25 por doação. No total, mais de 28 milhões de pessoas foram alcançadas pelas redes sociais.

Como surgiu o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. 

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.

Como posso participar do Dia de Doar?

A participação é livre e aberta a qualquer pessoa física ou jurídica que queira promover a generosidade. No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação no dia 30 de novembro.

No site, os interessados podem consultar uma agenda com eventos e também podem utilizar imagens de artes, cartazes, vídeos, folders, releases e tutoriais, permitindo que cada participante possa fazer a sua própria campanha, com liberdade para adaptar, criar uma iniciativa e compartilhar nas redes sociais com a hashtag #diadedoar.

Esse ano, o Dia de Doar está incentivando também a realização das campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade. Já está confirmada a realização de 11 campanhas, lideradas elas também pelas próprias comunidades:  #DoaSorocaba (SP), #DoaMauá (SP), #DoaSergipe, #DoaAraçatuba (SP), #DoaItabira (MG), #DoaBlumenau (SC), #IndaialSolidária (SP), #DoaLeopoldina (bairros de SP), #DoaSãoJosé (SP), #DoaCampinas (SP) e #DoaPoçosdeCaldas (MG), por enquanto. No site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia

Mais informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br, pelo email contato@diadedoar.org.br ou nas redes sociais @diadedoar. 

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