DHL Supply Chain é responsável pela gestão de armazenagem e distribuição da multinacional de origem inglesa. Localizado em Sorocaba, Centro de Distribuição, tem mais de 3 mil m² e 29 mil itens no inventário
Manter as cadeias de suprimento ativas e atendendo as mais diversas necessidades foi uma das prioridades da DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, durante a pandemia. Um dos segmentos em que a companhia atuou fortemente no Brasil foi o de insumos para construção civil, no qual a DHL Supply Chain é responsável pelo logística da JCB, um dos três maiores fabricantes globais de equipamentos de construção. A DHL Supply Chain gere a armazenagem e distribuição de peças de reposição de equipamentos pesados para construção da JCB, tendo ajustado a operação para atender as flutuações de demanda provocadas pela pandemia.
“Temos um longo relacionamento com a JCB. Com a pandemia, buscamos ser flexíveis e nos aproximar ainda mais do cliente. Com isso, pudemos desenhar juntos cenários de demanda e fazer ajustes na operação de forma a buscar racionalizações sem comprometer as entregas a distribuidores e construtoras”, afirma Adriano Medeiros, diretor de operações da DHL Supply Chain Brasil.
Para Guilherme Godoy, gerente de partes e peças da JCB, “estamos em constante processo de crescimento e amadurecimento nos processos de aftersales, cada vez mais aptos a atender às necessidades de nossos clientes. A DHL Supply Chain tem estado conosco nesse processo, correspondendo no mesmo nível. Estamos certos de que tais conquistas são os frutos das ações em conjunto; parceria, agilidade e sobretudo entendimento tem sido os drivers para tal conquista. Ainda temos expectativas de melhores resultados e contamos com o time da DHL Supply Chain para isso”.
O Centro de Distribuição da JCB fica localizado em Sorocaba e possui mais de 3 mil m² de área de armazenagem e 29 mil itens cadastrados. Esta operação se destaca pela grande variedade de tamanhos, pesos e formatos dos equipamentos e peças armazenadas, obrigando que haja estruturas personalizadas para estoque.
“O segmento da linha amarela tem uma complexidade logística muito grande. Lidamos desde peças pequenas com cinco gramas até itens muito pesados com mais de uma tonelada e com quatro ou cinco metros de cumprimento, o que exige experiência, muito cuidado e até equipamentos de manuseio e transporte especiais. Desta forma, conseguimos evitar perdas, avarias e manter elevados níveis de serviço. Neste segmento, retardar uma entrega ou trocar uma peça pode interromper ou dificultar obras, logo a logística tem um papel fundamental no relacionamento com o cliente final”, explica Adriano Medeiros.
Em 2019, a DHL Supply Chain assumiu a gestão da área de transportes da JCB para todo o Brasil. As entregas são realizadas a partir da fábrica até o cliente final, por meio dos modais rodoviário e aéreo. Essa linha se conecta por meio das filiais e cross dockings da DHL Supply Chain com a malha de distribuição nacional da companhia. “Quando assumimos a área de transportes, o cliente passou a ter um único ponto de contato para a logística da empresa, o que simplificou a gestão e permitiu a captura de sinergias. A JCB teve acesso também a escala e compartilhamento de alguns recursos da DHL Supply Chain, gerando ganhos de eficiência e confiabilidade, o que foi ainda mais importante neste contexto de grandes mudanças no mercado”, diz o diretor de operações da DHL Supply Chain Brasil.
Deixe o seu comentário