Departamento de Alimentação Escolar realiza escolha de fornecedor para merenda escolar em SG

A merenda escolar na Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo ganha um reforço especial no ano letivo de 2020. O cardápio será incrementado por frutas, verduras, legumes e temperos provenientes da agricultura familiar, garantindo mais qualidade à alimentação dos estudantes.

O Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), através da Comissão Temporária para Aquisição de Gêneros Alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, realizou a abertura dos envelopes com as propostas dos representantes de associações e agricultores individuais de diversas regiões do Estado do Rio ao Chamamento Público do município. O trabalho foi acompanhado de perto por agricultores de Rio Bonito, Nova Friburgo, Santa Rita e região.

Todos os envelopes estavam devidamente lacrados e foram abertos na hora pela nutricionista Carla Cristina, presidente da Comissão. Os documentos e propostas foram conferidos por todos os membros da Comissão, que tinham à sua frente a lista de todos os critérios exigidos para participação no processo.

“O importante é que todos fiquem convictos de que todo processo está sendo realizado dentro dos princípios da transparência e com o máximo de lisura”, afirmou Salvador Augusto, responsável pelo Departamento de Alimentação Escolar da Semed.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das iniciativas do Governo Federal que é bem vista pelos agricultores familiares do país. Vários estudos apontam para diversos avanços no meio rural em função deste Programa.

“Se antes as crianças se alimentavam com enlatados cheios de conservas e comidas processadas, sobretudo por causa do poder das grandes indústrias de alimentos, que sempre dominaram o setor com produtos altamente calóricos e muito menos nutritivos, hoje é possível ver no prato dos alunos frutas, hortaliças, verduras, dentre outros produtos saudáveis, inclusive regionais, que se perderam nos hábitos locais. Nossas merendeiras através de capacitação são estimuladas a aproveitar melhor os alimentos e com isso ganha o meio ambiente, que é conservado de forma mais sustentável”, declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo.

Depois da abertura dos envelopes na presença dos representantes da Comissão, foram escolhidas as seguintes associações para fornecer 21 itens de um total de 22 listados, para atender a merenda escolar do município de São Gonçalo:

Associação dos Produtores Familiares de Santa Rita e Região – Santa Rita de Cássia – Barra Mansa; Associação Serra Velha dos Trabalhadores Rurais de Nova Friburgo – ASVTR – NF; Associação  de Produtores Familiares Regionais – ASSAFAR, de Rio Bonito.

As Associações escolhidas irão realizar na quinta-feira (5) apresentação das amostras dos produtos que serão adquiridos para a merenda escolar e também participarão de um curso de capacitação realizado pelo DAE, na sede da Semed. Após esta análise será realizada a assinatura do contrato e o fornecimento imediato dos produtos.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*