Degase realiza seminário para discutir os desafios na política de atendimento na socioeducação

Foto: Divulgação

IX Seminário Estadual Socioeducativo reunirá pesquisadores, estudiosos e profissionais interessados no tema para atender jovens que cumprem medidas socioeducativas

Nos dias 14 e 15 de agosto, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), realizará o IX Seminário Estadual Socioeducativo, no auditório do prédio dos Correios, na Cidade Nova, com início às 8h da manhã.

O evento, realizado anualmente pelo Degase, é uma referência na área da socioeducação do Estado e reunirá a academia, profissionais do sistema socioeducativo e do sistema de garantia de direitos que, nessa edição, discutirão o tema “Desafios da Política de Atendimento na Socioeducação: Articulações e Estratégias”.

A mesa de abertura do evento contará com as participações do governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; do secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes; do diretor geral do Degase, Márcio de Almeida Rocha, do secretário Estadual de Saúde, Edmar Santos; além de representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso (CEVIJ-TJ/RJ).

 O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, destacou a contribuição do seminário para assegurar os direitos dos adolescentes.

– O trabalho da Educação é fundamental para resgatar o adolescente e promover sua reinserção social. Por isso, a relevância de estarmos todos reunidos para debater este tema e buscar qualificar ainda mais o trabalho que já desenvolvemos – disse.

Na ocasião, também será lançado o livro que reúne as publicações referentes ao Seminário Socioeducativo do ano de 2018, que abordou o tema “Trajetórias de vida, violência e vulnerabilidade”.

A proposta do evento é ampliar as discussões sobre as políticas socioeducativas no Brasil, possibilitando a formação continuada de servidores que atuam nas políticas de garantia de direitos de crianças e jovens, assim como de pesquisadores, estudiosos e profissionais interessados no tema.

– O seminário será uma ótima oportunidade de reflexão, diálogo e integração com os diversos atores do sistema socioeducativo, em todos os níveis da federação, da sociedade e do sistema de garantia de direitos. O Estado ganhará muito com a possibilidade de construir políticas públicas que venham a melhorar o serviço prestado ao adolescente e alcancem a diminuição da reincidência dos atos infracionais – ressaltou o diretor do Degase, Márcio de Almeida Rocha.

Datas: 14 e 15/08/2019

Horário: Das 8h às 16h

Local: Correios Cidade Nova – entrada pela R. Afonso Cavalcanti, 58

Programação completa no sitewww.seminariosocioeducativo.novodegase.rj.gov.br/programação

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*