Capacitação visa melhoria da qualidade de vida dos jovens durante o período de férias escolares
O Degase realizou durante a semana passada, a formatura de 168 jovens que participaram do Programa Estadual Escola de Heróis nos colégios estaduais Candeia (Escola João Luiz Alves), Luiza Mahin (Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa) e Padre Leôncio (Cense Dom Bosco). Foram oito turmas que, ao longo do mês de janeiro receberam conhecimentos preventivos de acidentes, primeiros socorros, incêndios, afogamentos, cidadania e defesa civil. As instruções foram disponibilizadas durante um curso, sob coordenação do bombeiro militar Mesac Eflain, com abordagem interdisciplinar de Biologia, Educação Física e Sociologia visando melhorar a qualidade de vida dos alunos.
– O protagonismo juvenil é um princípio educativo e devemos estimular os estudantes a assumirem e incorporarem atitudes protagonistas, desenvolver suas competências, situando-os no centro do processo socioeducativo, considerando sua vivência e diversidade – disse o diretor geral do Degase, Márcio Rocha.
O Programa
O Programa Escola de Heróis compõe o cronograma de atividades de recesso escolar chamado “Educação em Movimento”, que buscar oferecer aos internos, interação e integração em diversas atividades ao longo das férias. Foi elaborado pela equipe de pedagogia do departamento, orientado às escolas da Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas (Diesp) da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). Embora alinhado às férias escolares, pode também, ser trabalhado ao longo do ano letivo.
Tratado como um período crítico devido a falta de rotina escolar dos jovens, para o “Educação em Movimento”, também foram propostas para as férias escolares atividades como show de talentos, jogos de tabuleiros, cinedebate, etc. Ao longo da última semana de janeiro acontece sua culminância com torneios, premiações e exposições.
Deixe o seu comentário