De Mulher para Mulheres Brilhantes: o papel da mulher dentro do mercado corporativo

A arte de empreender não é tarefa fácil. Muitos a conhecem como sinônimo de algo solitário. Mas, o empreendedorismo em rede, embora pouco comentado, vem quebrando este paradigma, mostrando que empreender em rede é formar um conjunto de pessoas que queiram trabalhar de modo colaborativo, com propósito em comum e, principalmente, cocriando soluções. É alcançar objetivos compartilhados, colocando em prática à abundância de ideias, oportunidades e conexões.

Observa-se que no empreendedorismo em rede cada indivíduo é um nodo da rede e cada nodo constitui um potencial criativo e participativo, integrando uma organização que só existe através dessa colaboração.

Educadora por formação, mãe de dois filhos, avó de duas netas, empreendedora, graduanda em políticas públicas, presidente da CARNAFOLIA, associação de blocos e bandas da Grande Tijuca e dos blocos @bloco.mulheresbrilhantes e @blococultural7depaus, libriana nata e claro, MULHER! Esta é a Márcia Rossi, idealizadora do projeto Mulheres Brilhantes, com objetivo de oferecer apoio e incentivo as mulheres empreendedoras.

Para Márcia Rossi, “percebi a necessidade de tornar o empreendedorismo feminino menos solitário, pois essa é a realidade: empreender é muito solitário. Até porque, o empreendedorismo não se trata de apenas abrir um “negócio” e sim da solução para muitas dores”, afirma.

A empreendedora ainda complementa que é uma luta diária das mulheres pela sua independência, realização pessoal, além da vontade de poder oferecer o melhor para as suas respectivas famílias.

De acordo com informações do Índice Global de Desenvolvimento de Empreendedorismo por Gênero, o primeiro lugar no ranking está ocupado pelos Estados Unidos, entre 17 países no tocante às condições para promover as mulheres empreendedoras de alto potencial.

Segundo esta mesma pesquisa, o Brasil aparece de forma tímida, ocupando o 36º lugar, em relação à participação das mulheres empreendedoras no país. Porém, outros dados mostram que esta vertente vem crescendo a cada ano.

As barreiras contra as mulheres empreendedoras vêm caindo constantemente, pois algumas de suas habilidades neste nicho estão cada vez mais sendo apreciadas e respeitadas no mercado corporativo. As mulheres são boas líderes, são capazes de proporcionar um desempenho melhor à empresa, elas sabem o que querem, estão criando um ecossistema vibrante, estão mais visíveis, entre outros aspectos.

O Mulheres Brilhantes trata-se de um projeto que vai muito além da união entre as mulheres. É uma rede que entrelaça, compreende as dores, as desilusões, confere a possibilidade de muitos sonhos, conquistas e estabelecendo uma geração feminina de negócios que trazem resultados com verdadeira transformação e impacto social.

Pensa que parou por aqui? O projeto Mulheres Brilhantes traz para todas elas o poder do protagonismo feminino, não somente com ações financeiras, mas também socioculturais para que possam dar lugar ao exercício da solidariedade, empatia e sororidade.

Uma rede de fortalecimento que traz cursos, palestras, roda de conversas e rodada de negócios.

Márcia Rossi

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*