Dados do Disque 100 e Ligue 180 continuam disponíveis no defeso eleitoral

Painel com as informações pode ser acessado pela página da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), no endereço eletrônico do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH)

Números referentes às denúncias de violações recebidas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) continuam disponíveis para consulta durante o período de defeso eleitoral, que começou neste sábado (2) e vai até o fim das Eleições 2022. Os dados podem ser acessados pela página da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Desde janeiro de 2020, já foram registradas mais de 840 mil denúncias e cerca de 3,5 milhões de violações.

Acesse o painel de dados da ONDH

A ONDH/MMFDH explica que uma única denúncia pode conter várias violações de direitos humanos. Sobre o acesso aos dados, o órgão acrescenta que é possível fazer centenas de milhares de cruzamentos. Basta acessar o painel, escolher a opção “análise por denúncia” e, em seguida, no canto superior esquerdo, clicar em filtro e escolher os filtros desejados. Após aplicar, o painel retornará para a página inicial já com os dados filtrados. 

Atendimento

Sob a gestão do MMFDH, o Disque 100 e o Ligue 180 funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As denúncias de violações de direitos humanos podem ser feitas por qualquer pessoa. Além de ligação gratuita, os serviços estão disponíveis por meio do site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram e WhatsApp (61 – 99656-5008).

Entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população em situação de rua, entre outros. O canal também está disponível para denúncias de casos que envolvam discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais, além de solicitação de informações e registro de reclamações.

Já o Ligue 180 é um canal específico para mulheres. Além de denúncias de violência, como a doméstica e familiar, o serviço compartilha informações, recebe reclamações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência e orienta as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*