Cupons de desconto: 3 estratégias para o seu e-commerce

Foto: Pixabay

Especialista traz dicas para alavancar vendas usando cupons de forma mais assertiva

As vendas no e-commerce brasileiro revelaram uma queda de 4,3% no 1º trimestre deste ano em relação a 2022, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Embora a previsão de faturamento até o final do ano seja de R$ 172 bi, a expectativa de crescimento total para o setor em 2023 é de 1,5%. Para Andrei Dias, Head de Vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo, uma das estratégias certeiras que lojistas podem usufruir para vender mais é a utilização de cupons de descontos.

“Os cupons criam urgência e são atraentes aos consumidores, muitas vezes levando às compras clientes que não planejavam consumir, mas que ao mesmo tempo não querem perder a oportunidade de uma boa oferta”. Pensando nisso, o especialista elencou as três principais estratégias com cupons de desconto para aplicar no e-commerce e alavancar o faturamento no online. Confira: 

1- Ofereça cupons atrativos 

Dias aponta que as marcas devem investir em ofertas atrativas, já que é uma condição decisiva no momento de escolha dos consumidores, e por isso ajudam a atrair e fidelizar novos clientes. “Alguns exemplos são cupons de descontos válidos na primeira compra, em datas sazonais, datas comemorativas e até mesmo aniversários. Esses tipos de ofertas atraem o interesse do consumidor e leva-os ao ato da compra”, afirma o executivo. 

2- Crie urgência. Deixe claro que a promoção é por tempo limitado 

As ofertas liberadas por meio de QR Codes expostos em lives nas redes sociais, por exemplo, ou códigos específicos divulgados por influenciadores podem sinalizar prazo de uso dos cupons. Aplicar essa prática no e-commerce pode ser decisivo para o sucesso das vendas, uma vez que delimitar um prazo para as compras é uma estratégia que funciona, pois incentiva o consumidor a agir e tomar a decisão de compra o quanto antes. 

3- Use o cupons de descontos para evitar compras abandonadas 

A taxa de abandono de compras é uma das principais preocupações de quem atua no comércio eletrônico. Por outro lado, existem inúmeras formas de lidar com a realidade, como o uso de cupons de desconto. Para Dias, o uso do e-mail para lembrar o visitante que não houve a conclusão da compra pode ser um dos caminhos. “É válido que o lojista estipule um prazo do cupom para o retorno ao site e finalização da compra”. finaliza Dias.

Sobre a Nexaas

A Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.

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