Covid-19: Cronograma de vacinas da Prefeitura é aprovado, mas cuidados devem continuar

Foto: Torstensimon - Pixabay

Escala de idade decrescente foi definida: idosos com 99 anos ou mais serão os primeiros, até chegar aos de 80 anos, no final de fevereiro

A população idosa começará a ser vacinada a partir deste dia 01 de fevereiro, no Rio. O cronograma da prefeitura organizou uma escala decrescente. O calendário dura até o fim de fevereiro.

Para o calendário funcionar com eficiência, deve haver uma sincronização com a chegada das vacinas. O Rio de Janeiro pretende receber uma nova remessa na próxima semana, mas o Ministério da Saúde deve cumprir com seus esforços.

“O que está sendo feito no município do Rio é uma organização transparente, quantificando grupo por grupo. Nós não temos vacina suficiente para imunizar todas as pessoas. As vacinas estão chegando e a prefeitura organizou, dentro da prioridade, as camadas que fazem a organização da fila. Quanto mais rápido chegarem vacinas, mais rápido conseguiremos alcançar toda a população”, disse a pesquisadora em Saúde da UFRJ, Chrystina Barros.

A imunização precisa ser combinada com os cuidados. É preciso, mesmo após a segunda dose, manter o distanciamento, usar a máscara e cumprir todos os protocolos. “Os cuidados devem continuar se mantendo, mesmo após a primeira e a segunda doses. Independentemente de ser adulto, ou idoso. Estar vacinado vai o proteger, mas não o dispensa das medidas que a gente está preconizando, comentou o infectologista Renato Kfouri, que alerta sobre o prazo para o efeito completo da imunização.

A vacina começa a fazer efeito quinze dias após a primeira dose, mas deixa o indíviduo protegido, 15 dias após a segunda dose.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*