O Inea levou para a conferência as políticas estaduais que colocam o RJ na vanguarda ambiental no Brasil
Presente na COP15, que acontece nesta semana na cidade de Montreal, no Canadá, o Governo do Rio de Janeiro deu mais um grande passo em direção ao desenvolvimento sustentável. Representado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Estado apresentou, neste sábado (10/12), a iniciativa #RegionswithNature, movimento global dos governos subnacionais em prol da conservação. O Estado do Rio é um dos membros fundadores do grupo.
O movimento, coordenado pelo Local Governments for Sustainability, pela REGIONS4 e pela International Union for Conservation of Nature, tem como objetivo engajar, fortalecer e aumentar o valor da natureza em províncias, estados e cidades ao redor do mundo por meio da restauração ecológica e de soluções baseadas na natureza.
No evento, o presidente do Inea, Philipe Campello, destacou que o estado do Rio de Janeiro tem avançado com políticas consistentes em prol da conservação.
– O movimento RegionswithNature é fundamental para superarmos nossos desafios por meio de oportunidades de cooperação técnica e financiamento internacional em prol da natureza. O Inea e o Governo do Estado estão mobilizados para este avanço importante para nossas políticas ambientais – explicou o presidente.
Campello apresentou ainda diversas iniciativas desenvolvidas pelos órgãos ambientais estaduais fluminense, como o alcance da meta global 30×30 no estado, que prevê 30% da área terrestre fluminense protegida por Unidades de Conservação; o Fundo da Mata Atlântica, mecanismo financeiro inovador que já financiou com R$ 289 milhões mais de 120 projetos ambientais em 13 anos; e o programa Olho no Verde, que é referência no combate ao desmatamento ilegal com tecnologia de imagens de satélite de alta resolução e inteligência, dentre outras ações e políticas públicas.
Principal tema do encontro, a plataforma #RegionswithNature é um canal digital por meio do qual os governos subnacionais e regionais compartilharão seus compromissos e ações para atingirem metas globais. Lá também serão compartilhadas experiências e casos de sucesso que mostrem soluções baseadas na natureza, como restauração de ecossistemas, conservação da biodiversidade e outras áreas temáticas. O instrumento contribuirá para o esforço global de proteção da biodiversidade para a adoção e implementação da agenda de biodiversidade pós-2020.
Sobre a COP15
A 15ª Conferência de Biodiversidade da ONU acontece entre os dias 7 e 19 de dezembro, no Canadá. Entre os objetivos do encontro, está a construção de um documento que estabelece um plano para implementar ações e transformar a relação da sociedade com a biodiversidade, além de garantir que, até 2050, todos os seres humanos estejam vivendo em harmonia com o meio ambiente.
Deixe o seu comentário