As compras por aproximação com o chip dos cartões de débito ou crédito, sem a inserção de senha, estão cada vez mais solicitadas. Mas o que a maioria dos estabelecimentos tem feito, é tomar a atitude de passar o cartão no método de aproximação sem solicitar a aprovação do cliente e sem mostrar o valor que está sendo debitado.
Na maioria das vezes, o consumidor ao entregar o cartão e verbalizar o método de pagamento, funcionários de estabelecimentos passam a compra diretamente por aproximação cometendo assim um erro grave quanto ao respeito ao cliente.
“O cliente primeiramente precisa ver o valor que está sendo passado e em seguida precisa ser perguntado e autorizar o estabelecimento à passar a compra por aproximação ou com a digitação de senha. É questão de ética moral.” – explica a advogada Ana Paula Baltazar.
Os riscos de erro na inserção de valores da compra ou ações de má fé são grandes. Por isso, é importante antes de entregar o cartão para consumar uma compra, avisar que não é por aproximação – se for o caso, ou pedir para visualizar a máquina com o valor antes da aproximação do chip.
Deixe o seu comentário