Com tantas facilidades no cotidiano, o sedentarismo é algo muito comum entre a população de todas as idades, são muitas as tentações
A escada rolante e o elevador que disputa com as escadas; controle remoto quando o melhor seria ir direto ao aparelho; andar de carro, quando muitas vezes podemos fazer o trajeto a pé, entre muitas outras comodidades que contribuem para o sedentarismo, um exemplo prático de fugir da inércia, são as pessoas que estão aderindo a bicicleta para ir ao trabalho, fugindo do trânsito, economizando, e assim incorporando uma atividade física, sendo que essa opção não é viável para todos.
Mudar tais hábitos que pouco a pouco viram rotina não é tão fácil. Mas não é impossível começar a fazer exercícios e aderir a uma dieta mais saudável, dando uma maior qualidade de vida ao indivíduo.
A seguir, veremos dicas do profissional de Educação Física – Felipe Cristovão:
CONSULTE O SEU MÉDICO
É importante no início de qualquer atividade física, procurar uma avaliação médica, para saber como anda sua saúde em geral, evitando que no futuro você possa ter uma arritmia cardíaca por conta de intensidade de treino ou uma fadiga em períodos de atividades durante seus treinos., garantindo assim um bom rendimento permanente em suas atividades e evoluindo gradativamente. Lembrando que uma área puxa a outra; e ao iniciar uma atividade física, o médico avaliará, e possivelmente te encaminhará para um nutricionista que fará um regime alimentar indicado à sua necessidade e que fará parceria com seu Personal Training.
ESTABELEÇA HÁBITOS SAUDÁVEIS
Estabelecer hábitos saudáveis está ligado a uma boa alimentação, consumo de líquidos como água, sucos, vitaminas, suplementação de acordo com a sua necessidade. Uma boa noite de descanso resulta muito para seu desenvolvimento e no que busca com atividades físicas, independente da intensidade e duração de treino.
ESCOLHA UMA ATIVIDADE FÍSICA DE QUE GOSTE
A escolha da sua atividade física é importante porque ela pode te levar aos resultados desejados, lembrando que toda atividade física te dá um resultado independente de qual seja o objetivo, porém quando se faz algo que te fascina, logo de primeira você vai se adaptando e evoluindo a cada período de treino, liberando assim, cada vez mais hormônios que vão te proporcionar um bom rendimento físico, interação social, psicológico, entre outros.
EXERCÍCIO E BOA ALIMENTAÇÃO
Assim como a escolha da atividade, a busca de um profissional médico e um nutricionista para indicação de uma boa alimentação estão ligados ao resultado do seu rendimento.
O mais importante para otimizar todo esse período novo para um atleta de curto, médio ou alto rendimento, é a alimentação, ela te ajudará distribuindo o que realmente seu corpo precisa, para substanciar seu dia a dia repondo e distribuindo energia antes, durante e após as atividades de treino. Junto a isso vem uma boa suplementação e o consumo de bons líquidos. Lembrando que é importante ter o dia de comer besteira, para que você não abale seu psicológico com frustrações e privações de algo que está sendo novo em sua vida. Sem esquecer que perder o foco com você mesmo não é possível, porém cada corpo suas regras, não caia na ditadura da magreza, mas sim na ditadura do bem estar.
Deixe o seu comentário