Com modelo pouco difundido no Brasil, mas muito conhecido nos Estados Unidos, o Hospital Dia apresenta resultados significativos
Trabalhando com um modelo de tratamento para transtornos mentais e dependência química pouco difundido no Brasil, o Hospital Dia, do Espaco Village, tem apresentado resultados significativos. O modelo adotado é recorrente nos Estados Unidos, devido à eficácia e ao baixo custo, quando comparado à internação.
“O modelo em questão é indicado, por exemplo, para promover a reinserção social de pacientes em processo de reabilitação. Assim, eles conseguem se manter estáveis, e as recaídas passam a ser menores”, explica a psicóloga clínica, Ana Café.
Ela esclarece que o objetivo é oferecer um ambiente seguro e saudável para que os pacientes possam refazer os seus vínculos sociais, familiares e profissionais. Assim, as ações propostas estabelecem uma ponte entre o processo de internação e a retomada de todas as áreas da vida.
O médico psiquiatra Marcelo Piquet afirma que, na prática, as atividades buscam dar “sustentação para que o paciente possa ter novas perspectivas e para que esteja inserido em contextos que não estejam vinculados à memória ou aos hábitos relacionados ao uso de drogas”.
A ideia, segundo ele, é que os pacientes saiam e possam, através do Hospital Dia, conquistar o seu próprio espaço, morar sozinhos ou retornar ao convívio familiar de forma mais estruturada e fortalecida.
Como ingressar no Hospital?
Para ingressar no Hospital Dia é necessário passar por avaliação médica e psicológica junto à equipe da clínica. O Hospital é indicado a pacientes que não se internaram, mas que têm motivação e desejo de parar de usar substâncias químicas.
São bem-vindos pacientes oriundos de internação para um programa de reinserção social e prevenção a recaídas. Além disso, as portas estão abertas a pessoas em recuperação, mas que necessitam de suporte para evitar recaídas, bem como a pacientes deprimidos, borderline e com outros transtornos após avaliação.
A principal regra no Hospital Dia é manter-se abstinente, no caso de dependentes químicos. Outros requisitos e rotinas incluem a aplicação de testes de urina e bafômetro a qualquer instante; e a necessidade de os pacientes seguirem o processo de tratamento médico e psicológico. Comportamentos agressivos não são aceitos, nem relacionamentos afetivos.
Sobre o Espaço Village
O Espaço Village é uma clínica de tratamento intensivo com internação voluntária e involuntária em saúde mental para os transtornos de comportamento por uso de substâncias (pacientes dependentes químicos) e para pacientes com patologias psiquiátricas. A orientação à família é permanente para que o processo de tratamento tenha um desfecho positivo. Localizada no KM 112 da estrada Rio-Teresópolis a Clínica Espaço Village fica no município de Guapimirim, a 65km do Rio de Janeiro. A área total tem 5000 metros quadrados de área verde em um ambiente silencioso e tranquilo, propício para o relaxamento e a reflexão.
Deixe o seu comentário