Como as terapias integrativas podem contribuir para a prevenção de transtornos mentais e emocionais?

Foto: Pixabay

O dia a dia de uma mulher é sempre recheado de afazeres: atividades profissionais, família, filhos, e o que mais for possível encaixar em 24h. Com tantos compromissos, o autocuidado fica cada vez mais para depois, e muitas vezes esquecido em meio às tarefas diárias.

De acordo com uma pesquisa divulgada  pela Universidade de Oxford, o público feminino tem 40%  de chances a mais de desenvolver transtornos mentais do que homens e ainda 60% a mais para ansiedade. Essa tendência, segundo o estudo, deve-se à excessiva autocobrança e à impossibilidade de concluir inúmeras tarefas, o que gera baixa autoestima. 

O autocuidado deve ser prioridade na vida de uma mulher, visando seu bem-estar,  saúde e conhecimento de si própria. E nesta busca por mais leveza, as terapias integrativas podem ser um excelente auxílio.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais milenares, com o objetivo de tratar o indivíduo de forma integral, com práticas não invasivas, isentas de qualquer base religiosa e adaptadas às necessidades da pessoa, observando não apenas os sintomas, mas também as causas que a afligem. Oferecendo assim,  recursos para a saúde emocional, mental, física e espiritual em busca de equilíbrio e bem estar, podendo também, muitas vezes, prevenir disfunções e doenças. No Brasil, elas também são ofertadas pelo SUS em 29 modalidades, além de serem alinhadas às diretrizes de saúde da OMS. 

Para falar sobre a importância do autocuidado feminino para a prevenção de transtornos mentais e emocionais, sugerimos abaixo três especialistas da Naomm, startup incubada pela Natura Startups, que reúne terapeutas qualificados e licenciados em PICs – Práticas Integrativas e Complementares. 

A Naomm é uma empresa construída através do empreendedorismo feminino, e atualmente é dirigida por duas mulheres: Laura Mariani e Giovanna Calvo, fundadoras da startup.  

Laura Mariani

Chefe da Curadoria e Qualidade Naomm

Formada em Pedagogia pela Universidade da Cidade do Rio de Janeiro Brasil, com especialização em Terapia Corporal pela Escola Angel Vianna RJ Brasil, em Florais pelo Institute Bach UK e BR, em Aromaterapia pelo Instituto Samya Maluf Aromaterapia SP Brasil, em Meditação pela Siddha Yoga Foundation NY e BR, entre outras formações. Trabalhou na Junior Achievement do Rio de janeiro. Foi uma das selecionadas do Programa CorageN ,da Natura.


Karina Siervi
 

Terapeuta da Naomm

Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Neurociências, Meta-Coach em Neuro-Semântica pela Sociedade Internacional de Neuro-Semântica (ISNS). Sound Healer pelo Método Internacional Peter Hess, instrutora de O-DGI (O Despertar do Guerreiro Interno).

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*