Por: Dra. Paola Alexandria Magalhães / PhD em Ciências Programa Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública – USP
O que são emoções? O que causam as emoções? Como elas podem afetar a nossa saúde?
Para respondermos a essas perguntas, precisamos entender que, de acordo com Kerbauy (2002), ao sentirmos algumas condições de nosso corpo devidas à determinadas situações que vivenciamos, passamos a aprender a nomear tais condições com as palavras que aprendemos em nossa cultura.
Dessa forma, emoção, é definida como uma sensação que pode ser física ou emocional desencadeada por algum estímulo. Cada pessoa vivencia determinada emoção de uma maneira, pois cada indivíduo carrega em si sua bagagem de vivências e experiências.
Segundo a Revista Científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”, ao contrário do que acreditava a psicologia, que discorria sobre o fato de termos apenas seis tipos de emoções, como a felicidade, a tristeza, o medo, a surpresa, a raiva e o nojo, foram identificados cerca de 27 tipos de emoções. Dentre elas estão a admiração, a diversão, a ansiedade, e o tédio, por exemplo.
Muitos estudos têm sido desenvolvidos acerca das emoções e como todas elas podem afetar o nosso corpo. As emoções podem tanto beneficiar, como prejudicar o nosso organismo. Quando reprimimos emoções, podemos adoecer, da mesma forma que quando liberamos emoções reprimidas temos a possibilidade de curar nossa mente e nosso corpo.
Por exemplo, emoções como ódio e tristeza, quando reprimidas podem desencadear a depressão, assim como o estresse que pode ter impacto na função imunológica e hormonal do nosso corpo. Já as emoções positivas, como a alegria podem otimizar a nossa saúde.
Estudiosos da Universidade de Carnegie, nos Estados Unidos da América, relatam que os fatores psicológicos influenciam em nossa imunidade, principalmente nas emoções negativas. Doenças como a gripe e a herpes, por exemplo, apresentam forte evidência e ligação com o estresse.
Por outro lado, cultivar emoções positivas como a alegria e o entusiasmo, geram saúde e bem-estar. Uma pesquisa internacional publicada pela Revista Psycological mostrou que as pessoas que cultivam emoções positivas melhoram de saúde.
Corpo e mente estão interligados, por isso devemos nos preocupar em como anda nossa saúde mental. Devemos cultivar hábitos de vida que tragam sentimentos e emoções positivas para estarmos em equilíbrio e mantermos nosso organismo saudável.
Deixe o seu comentário