Em três meses, setor industrial abriu mais de 600 novos empregos. Dados setoriais e regionais podem ser consultados na plataforma Retratos Regionais
As indústrias do Centro-Sul Fluminense foram responsáveis pela criação de 230 empregos em setembro. Com mais um saldo positivo após dois meses de altas consecutivas, o setor industrial mostra evolução acentuada no volume de contratações e já recuperou 82,3% das vagas perdidas durante os piores meses da pandemia da Covid-19. Em todo o Estado do Rio foram abertos mais de 10 mil novos postos de trabalho em três meses, sendo 4.508 em setembro. Os dados estão na plataforma Retratos Regionais da Firjan (http://www.firjan.com.br/retratosregionais), que traz recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense todos os meses.
A maior parte das contratações da região foi realizada por empresas do setor de Alimentos e Bebidas (+75). Outros segmentos que contribuíram diretamente para o resultado positivo em setembro foram Produtos de Papel (+34), Fabricação de Produtos de Metal (+28) e Produtos de Borracha e Material Plástico (+20).
Três Rios, município com maior população na região, registrou a criação de +100 vagas nas indústrias em setembro. O resultado foi puxado principalmente pelo setor de Produtos de Carnes (+45) e Embalagens Metálicas (+22). A Construção Civil registrou saldo negativo de -18 vagas. O setor cerâmico criou 14 novos empregos e contribui para o saldo positivo de Paraíba do Sul (+37).
Mantendo a trajetória de contratações em julho e agosto, a indústria de Comendador Levy Gasparian registrou saldo de +34 vagas em setembro, com destaque para o Setor de Alimentos (+13) e para a Construção Civil (+7). Sapucaia abriu +30 vagas, reflexo de contratações no setor de Embalagens de Papelão (+31). Em Paty do Alferes (+19) o setor de maior destaque foi o de Fabricação de Tecidos (+13). Os municípios de Miguel Pereira e Areal registraram a abertura de +7 vagas e +6 empregos no setor industrial, respectivamente. São José do Vale do Rio Preto é a única cidade da região que teve saldo negativo de contratações na indústria (-3).
Em relação ao número geral de empregos em setembro, incluindo todos os setores econômicos, a região composta por oito cidades, registrou saldo de +99 postos de trabalho. O Comércio criou +107 vagas, mas o setor de Serviços (-200 vagas) registrou mais demissões do que contratações, assim como a Agropecuária (-38).
Plataforma Retratos Regionais
A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.
Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.
Deixe o seu comentário