Uma das principais instruções da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a de evitar aglomerações e ambientes fechados com mais de vinte pessoas.
Devido a isso, muitas empresas estão optando pelo home office como uma alternativa para conter a disseminação do novo coronavírus.
Segundo a especialista em gestão e CEO da Future Minds, Lilian Cidreira, ao estabelecer o trabalho remoto, existem dois perfis diferentes de pessoas, aquelas que simplesmente não conseguem trabalhar em casa, porque focam em outras coisas, como assistir televisão, estar com a família e mexer no celular, e aquelas que são super focadas em gerar resultado e, devido a isso, acabam se perdendo e desenvolvem uma jornada de trabalho mais extensa do que deveria.
Baseado nisso, a especialista elencou cinco dicas necessárias para que os colaboradores encontrem o equilíbrio entre os dois perfis citados.
1 – Crie uma rotina dentro da sua casa: É importante estabelecer horários de início e fim das atividades. Qual o melhor horário para acordar e o que deve ser organizado para que esses horários possam ser respeitados. É comum que, de início, as pessoas queiram acordar mais tarde, mas deve-se tomar cuidado, pois nesse tempo, entre despertar e dar início ao trabalho, há uma série de atividades como arrumar suas coisas, tomar café da manhã, se arrumar e organizar o ambiente de trabalho para começar efetivamente a produzir.
2 – Organize sua lista de tarefas e crie intervalos: Colocar um despertador no celular a cada uma hora para levantar é uma ótima solução para lembrá-lo de dar uma volta, tomar água e comer alguma coisa. Todas essas ações são necessárias para que você possa movimentar o corpo e não fique muito sedentário dentro de casa, o que pode interferir na sua produtividade.
3- Defina um ambiente para trabalhar: Muitas pessoas acabam se perdendo em ambiente home office, porque ficam trancadas dentro de casa mudando constantemente de ambiente, dá início às atividades na mesa de jantar, em seguida passa para o sofá e depois vai ao quarto, por fim, a casa toda se torna um ambiente inteiro de situações de trabalho. Definir um local, seja um setor da mesa de jantar, alguma poltrona específica ou um quarto, onde ali vai ser o ambiente de trabalho, auxilia no foco, tanto no momento de trabalho, quanto nas pausas. Por isso, ao sair desse ambiente, não deve levar nenhuma atividade do trabalho para fora, como laptop ou agenda, para que, dessa forma, consiga ter aquele local como um espaço de concentração e os outros como locais de descompressão.
4- Usufrua de ferramentas on-line: existem hoje várias ferramentas online que ajudam as pessoas a trabalhar e fazer gestão de rotina de forma virtual, inclusive acompanhar equipes, acompanhar sua rotina, gestão de tarefas, entre outros. O uso dessas ferramentas pode ser um bom aliado para manter o foco e administrar o tempo de trabalho. Trello, Asana e Slack são algumas ferramentas que estão entre as indicações da Lilian, além do Google Hangouts, que é escolha pessoal da especialista para reunião de equipe a distância. “O Trello e o Asana são focadas na gestão de tarefas, eles usam como base metodologias ágeis. Quando a gente olha o cenário atual, é muito favorável. Para administrar uma equipe a distância, é preciso ter ferramentas de metodologia ágil, porque se for pensar em metodologias tradicionais, relatório, uma série de coisas que antigamente se exigia, dificilmente eu vou conseguir ter a gestão dessa pessoa a distância. O Slack faz uma junção de tarefa com estratégia, ele é um pouco mais sofisticado, e dá para usar em conjunto com os outros”, afirma.
5- Criar o hábito dos horários de rotina: O horário de almoço e de finalização do expediente, por exemplo, são horários que devem ser respeitados mesmo no home office. Você deve entender que parar para almoçar é importante, saia assim como você sairia se estivesse em seu escritório, ir para outro ambiente da casa ajuda a pessoa a fazer uma descompressão mental e então conseguir voltar a ser produtiva, por isso, não almoce na mesma mesa em que trabalha. Mesma coisa no momento do fechamento, qual horário você acredita que normalmente você para de trabalhar no seu escritório e qual horário, a partir disso, você vai tentar estabelecer como uma rotina de encerramento das atividades? Porque como não há o deslocamento, você não tem que voltar pra sua casa, é normal que acabe se perdendo nesse processo e acabe trabalhando mais do que deveria, então criar esse final, colocar um despertador no relógio do celular, por exemplo, ajuda.
Dentro desse cenário, o celular é uma ferramenta de auxílio no trabalho remoto, ele pode ser um grande amigo para organização de horários e para lembretes das atividades que devem ser feitas. “O celular ele tem uma função muito bacana nesse momento, que é apoiar você a criar essas rotinas, essas pausas, esses horários de almoço para não se torne esse ambiente estressante. E pra quem acaba sendo mais disperso, esses intervalos também ajudam a entender que horas é pra voltar a trabalhar, que horas é o horário do intervalo, então ajuda a criar uma disciplina dentro do processo”, explica a especialista.
Sobre Future Minds Consultoria
Referência na implementação do Design Thinking e estruturação de projetos internos em grandes empresas como Losango, SESC Nacional e Taesa, além de inspirar pessoas em suas carreiras, a Future Minds é uma consultoria de estratégia, desenvolvimento de empresas e coaching. Fundada por Lilian Cidreira, entre as especialidades, estão coaching de carreira, análise de competências e autoconhecimento por meio do assessment, palestras comportamentais ou técnicas, além de elevar a performance dos colaboradores nos pilares de produtividade com soluções de desafios e inovação por meio da Consultoria focada em Educação Corporativa.
Nas redes sociais, a consultoria construiu o RH Que Inspira, fórum de discussão no LinkedIn que conta com mais de 60 mil membros.
Deixe o seu comentário