O segmento de eventos no Brasil entre 2013 e 2019, período que antecede a chegada da pandemia da Covid-19, conforme dados da Associação Brasileira de Eventos (Abeoc), Sebrae e Universidade Federal Fluminense (UFF), cresceu em média 6,5% ao ano. Após este período, com a chegada da nova crise mundial, cerca de 97% das atividades do setor de eventos ficaram completamente paralisadas. Mas, com a média de casos e óbitos por Covid-19 reduzindo semana a semana e com a aceleração da vacinação, as previsões para a retomada total de eventos no país estão bastante positivas.
Carolina Dias, proprietária da Carolina Dias Eventos, é quem nos conta a trajetória de sua marca antes e depois da pandemia. Durante a entrevista para o Jornal do Estado do Rio, a empresária afirma que a sua marca nasceu da evolução de uma marca anterior, que ganhou uma repaginada e uma forma muito pessoal de ver o mundo.
Além de empresária, Carolina também é celebrante de casamentos, profissional responsável por auxiliar os noivos com o roteiro e cronograma da cerimônia, bem como na condução antes, durante e depois da cerimônia.
Após análise do mercado de eventos pós-pandemia, a celebrante acredita que esse mercado jamais será o mesmo. “Fomos atingidos em cheio sendo um dos primeiros setores a paralisar as atividades e muito provavelmente seremos um dos últimos a voltar a um estágio de normalidade”. Quanto ao que realmente “veio para ficar” pelo menos por um tempo, acredito que seja o perfil das celebrações que terão um cunho mais intimista e voltado ao reencontro das famílias e amigos, com aumento pela procura de locais ao ar livre, eventos diurnos, no qual o “menos será mais” com o uso de materiais sustentáveis e ecologicamente corretos, valorização dos pequenos empreendedores que conseguiram sobreviver a quase dois anos de pandemia. Outro ponto a ser destacado é que antes os dias mais procurados eram em especial os fins de semana e feriados, agora depois de tantos adiamentos ou remarcações, pelo menos por um tempo essa busca vai ser de uma data possível para a grande maioria de fornecedores e não necessariamente os sábados, domingos e feriados”.
Importante ressaltar que existe diferença entre celebrante e cerimonialista. O cerimonialista é o profissional responsável pela coordenação do evento em várias etapas, enquanto o celebrante é a voz que oficializa a celebração do casamento e emociona os presentes com a história do casal.
A Carolina Dias Eventos oferece os serviços de cerimonial e celebrante trilíngue, palestras, serviço de confirmação de presenças, aluguel de carro, dama/pajem em treinamento e serviços de tradução português/inglês e português/espanhol.
Ter uma celebrante trilíngue é um grande diferencial para a empresa. “Ter a facilidade com idiomas e amar o mundo é algo que sempre foi muito natural em minha vida e que veio muito antes do bacharelado em Relações Internacionais. Comecei estudar idiomas muito nova e por vontade própria e sempre disse que queria ser poliglota, pois gostaria de falar com diferentes pessoas e grupos sem filtro, a minha maneira. Portanto, acredito que mais do que uma característica, é um dom que está sendo disponibilizado para as celebrações de casamentos bilíngues e para ajudar na união de casais de nacionalidades diferentes”, explica.
Carolina também nos conta que o estilo da marca “leva o mundo no coração” e que visa proporcionar uma experiência marcante e especial para todos. Cada história é única e os detalhes fazem a diferença.
“Como toda e qualquer profissão, ser cerimonialista ou celebrante exige muita dedicação, anos de estudo, uma consciência de mundo e da dinâmica dos relacionamentos de família, dos casais e suas histórias. É uma superação diária conquistar um cliente que de forma geral só vai usar do seu serviço uma única vez, especialmente quando falamos de casamentos. Mas ainda assim, somos extremamente gratos no exercício desse ofício tão apaixonante. Por isso, a valorização do profissional de eventos seja em qualquer das suas vertentes é de suma importância para ajudar a profissionalizar e regulamentar o setor ainda que de forma cotidiana, enquanto as leis ainda não o fazem. Que tenhamos muito orgulho de ser o que somos e vamos seguindo fazendo a vida com celebrações inesquecíveis”, conclui.
Carolina Dias Eventos
facebook.com/carolinadiaseventos
Telefone: 21 98833-2902 (whatsapp)
carolinadias@outlook.com
Deixe o seu comentário