Levantamento, divulgado pela plataforma de monitoramento online, ressalta que mais de 80% do acesso aos sites foi feito por dispositivos móveis
Não é novidade que o setor do turismo foi um dos mais afetados pela pandemia. As restrições de isolamento implementadas tanto no Brasil quanto nos demais países do mundo pausaram as viagens e, com isso, negócios como aeroportos, hotéis e pousadas precisaram fechar temporariamente suas portas. No entanto (e felizmente), a pandemia chegou ao fim e, com ela, a ansiedade por sair de casa.
Para entender como está o setor em 2023, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, monitorou como foram as buscas dos brasileiros na internet relacionadas à termos de viagens entre julho de 2019 e junho deste ano.
De acordo com a pesquisa, os termos relacionados a promoções cresceram nos últimos quatro anos. Em julho de 2019, o termo “passagens aéreas baratas” foi pesquisado 165 mil vezes na internet. Já, em junho de 2023, o número saltou para 301 mil, registrando um crescimento de 82.4%. Outra palavra-chave que ganhou destaque foi “pacotes de viagens em promoção”, que aumentou 125%, saindo de 2.5 mil para 5.4 mil. No entanto, a procura por “pacote de viagens”, sem a especificação da promoção, diminuiu 32.9% no período, caindo de 246 mil para 165 mil.
Além das buscas dos brasileiros, a Semrush também monitorou o tráfego dos principais sites de turismo do Brasil entre junho de 2022 e junho deste ano.
Confira o ranking dos 10 sites do setor mais acessados mensalmente pelos brasileiros:
- Booking – 15.33 milhões de visitas mensais;
- LATAM Airlines – 12.69 milhões de visitas mensais;
- TripAdvisor – 11.62 milhões de visitas mensais;
- 123milhas – 8.12 milhões de visitas mensais;
- Voe Azul – 6.89 milhões de visitas mensais;
- Voe Gol – 6.41 milhões de visitas mensais;
- ClickBus – 6.35 milhões de visitas mensais;
- Localiza – 5.38 milhões de visitas mensais;
- Airbnb – 5.13 milhões de visitas mensais;
- Melhores Destinos – 4.95 milhões de visitas mensais.
A Semrush também analisou o perfil do público que procura por viagens, assim como o canal utilizado. Segundo a empresa, dos 82.9 milhões de visitas aos 10 principais sites, 66.6 milhões o fizeram por dispositivos móveis, ou seja, 80.34% de todo o acesso aos sites foi feito pelo celular. Em relação a idade dos visitantes,os jovens adultos saíram na frente: 32.22% das visitas foram feitas por pessoas de 25 a 34 anos. Já o gênero afetou pouco o índice de acessos. Enquanto as mulheres representaram 50.37% das visitas, os homens foram responsáveis por 49.63%.
“A maioria esmagadora dos acessos aos principais sites sendo feitos por meio de dispositivos móveis revela que a conveniência e mobilidade se tornaram elementos essenciais para os viajantes modernos. Ter presença digital eficiente é requisito básico para engajar com a nova audiência e competir no mercado. A liderança dos jovens adultos também demonstra a influência dessa faixa etária na indústria do turismo. Vale lembrar que essa geração já tem raízes educacionais no digital e é natural tomar decisões online. Estamos diante de uma nova realidade de viagens, moldada pela conectividade e diversidade de públicos”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush.
Sobre a Semrush
A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 95.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.
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