Baixada Fluminense: série do Simapan discute fatores que incrementam produtividade das panificações

Foto: Andreas Lischka - Pixabay

“Algumas panificações cresceram durante a pandemia. Elas sofreram o impacto, mas tiveram uma capacidade de resposta maior”. Esse é um dos aprendizados que Marcio Rodrigues, administrador de empresas e consultor master da Márcio Rodrigues & Associados, trouxe para o terceiro e último evento da série Panificação Competitiva, promovido em 8/7 pela Firjan e pelo Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias, Panificação, Confeitaria e Afins da Baixada Fluminense (Simapan), representado na ocasião pela diretora Sandra Imperial.

Rodrigues expôs o momento do setor de panificação e tudo que tem acontecido no mercado com o propósito de apresentar formas e caminhos para as padarias se tornarem mais competitivas. Segundo o especialista, a área de produção é um dos principais pontos de atenção, porque o setor produtivo, dentro da panificação, é o que garante a concorrência das empresas.

Ao mostrar outros fatores que alavancaram os negócios dessas panificadoras na crise, Rodrigues destacou alguns pontos de atenção. Para começar, explicou, é preciso estar atento à qualidade dos produtos, cuidando desde a matéria prima até o treinamento da mão de obra. Uma boa gestão de abastecimento no ponto de venda é outro tópico que garante a fidelização, uma vez que o consumidor está com necessidades diferentes, com hábitos modificados e as empresas precisam se ajustar para atendê-los.

O terceiro requisito é o posicionamento de preços, principalmente nos produtos revendidos, que tiveram um aumento significativo nas vendas. É preciso saber calcular os valores corretamente. O quarto fator é a eficiência operacional. Segundo o administrador, é necessário definir melhor as funções e organizar os processos, que vão desde a fabricação até a comercialização. “Empresas com a administração mais pautada em fatos e dados do que na intuição e com capacidade rápida de ajuste na operação foram as que bateram recorde de rentabilidade”, explica o administrador.

O outro ponto é a questão do sortimento, o mix de produto mais adequado para os novos hábitos de compra do cliente. E, por último, a importância de nos atendimentos ao cliente, com mix de produtos, vitrines, refeições in loco e delivery.

Assista a íntegra do evento em: https://bit.ly/3dSWlAX.

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