A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia abriu os portões para visitantes de todos os lugares do Rio de Janeiro e de outros estados. Apesar da chuva e do frio, o evento em comemoração aos 103 anos da Aviação Naval e aos 53 anos da BAeNSPA reuniu 30.942 pessoas em um dia repleto de atividades gratuitas e arrecadou duas toneladas de alimentos não perecíveis para doação. O destaque foi a Esquadrilha da Fumaça que, mesmo com o mau tempo, encantou a todos com suas acrobacias aéreas.
O Comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Barbosa, avaliou o “Portões Abertos 2019” como um sucesso, mesmo tendo um público um pouco menor por culpa da chuva. “A gente cumpriu o objetivo, que foi abrir os portões da Base e trazer o público para conhecer um pouco do trabalho que é realizado aqui pela Marinha e pela Aviação Naval. A ideia é ir melhorando o evento a cada ano”, afirmou.
A programação do “Portões Abertos 2019” teve início com a apresentação dos cães adestrados dos Fuzileiros Navais, com exercícios de comando e busca por substâncias ilícitas. O frio não desanimou o público visitante, que aproveitou as tendas cobertas do evento, os hangares abertos e formou filas para tirar fotos nas aeronaves expostas.
Direto de Minas Gerais para São Pedro da Aldeia, o cabo do Exército Brasileiro Weverton Gonçalves participou pela primeira vez da iniciativa e escolheu o acolhimento dos profissionais como o destaque da programação. “O tempo atrapalhou um pouco, mas a gente viu que o pessoal ficou e não foi embora”, destacou.
Ao longo de todo o dia, famílias de todo o estado puderam visitar o Complexo Aeronaval e participar de shows musicais. O público acompanhou de perto a demonstração aérea de aeronaves da Marinha. Atração mais esperada por grande parte dos visitantes, a Esquadrilha da Fumaça deu um show no céu aldeense, apesar das nuvens baixas. Logo em seguida, foi a vez da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais se apresentar.
Para o suboficial da reserva da Aeronáutica e morador de Araruama, Jorge Pereira, o evento promove uma aproximação importante. “Esse momento de lazer e de união entre as Forças Armadas e o público civil é muito interessante, a festa é muito bonita; voltarei nos próximos”, disse.
Mesmo com a chuva, a alegria de crianças e adultos em conhecer de perto as dependências da única Base Aérea Naval do Brasil era contagiante. Destaque para a praça de alimentação, com food trucks, foodbus, beer truck e sweet bike, e as exposições de carros antigos, motos, viaturas anfíbias e blindados. As atrações infantis fizeram a festa da criançada, que curtiu o dia em brinquedos infláveis, mini fuscas e circo ambiental. O Hospital de Campanha contou com o apoio de voluntários da filial aldeense da Cruz Vermelha Brasileira.
Acompanhado da esposa Lilian e do filho Gustavo, o comerciante Thiago Nascimento veio de Casimiro de Abreu especialmente para aproveitar o dia no Complexo Aeronaval e curtir em família. “Foi bem gratificante o deslocamento para prestigiar essa comemoração da Marinha do Brasil. Foi tudo muito bem organizado e arrumado, achei o máximo e meu filho se amarrou”, falou.
O “Portões Abertos 2019” foi produzido pela Rede Novo e contou com a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Departamento de Estradas e Rodagem também do Estado do Rio, Prefeitura de São Pedro da Aldeia, InterTV, Rádio Estação 104, Cine Araújo, JetFly Combustíveis e da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro, entre outros parceiros, além dos militares da BAeNSPA, que também trabalharam em prol do sucesso, da organização e da segurança do evento.
Deixe o seu comentário