Autoridades nacionais e internacionais participam de lançamento do Climate Hub, no Museu do Amanhã

Evento de lançamento será no dia 14 de março, no Museu do Amanhã, com participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

O Climate Hub Rio será um polo de conhecimento, pesquisa e inovação para atrair talentos relacionados a todos os aspectos das mudanças climáticas do Brasil, um centro regional dedicado para iniciativas educacionais, dentro do Columbia Global Center Rio, que vai reunir especialistas brasileiros, da Universidade de Columbia e do mundo, em um ambiente propício para cientistas e outros pesquisadores trabalharem em questões climáticas globais enquanto se beneficiam de uma importante perspectiva regional. O Climate Hub foi patrocinado pela Prefeitura do Rio e possibilitará colaboração e divulgação mais efetivas entre líderes locais, no Brasil, e a comunidade científica global.

O Columbia Global Center Rio completa uma década de atuação, neste ano, e faz parte de uma rede de dez centros globais da Universidade de Columbia, uma das principais instituições acadêmicas do mundo. Os centros servem como centros de conhecimento que visam educar e inspirar por meio de pesquisa, diálogo e ação. Eles promovem a compreensão, facilitam parcerias e constroem as pontes necessárias para este mundo em mudança.

A escolha do Rio como sede do Climate Hub reforça o pioneirismo e o longo histórico da cidade em ações relacionadas a questões do clima, tendo sido sede da ECO-92, da Rio+20, sendo que o prefeito Eduardo Paes foi presidente doC40, o grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima.

O evento de lançamento do Climate Hub será realizado no dia 14 de março, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, e contará com participações da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere; de Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República e ex-ministro das Relações Exteriores; Alex Halliday, reitor da Escola do Clima da Universidade de Columbia; Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio; Dra. Wafaa El-Sadr, vice-presidente executiva da Columbia Global; Daniel Zarrilli, conselheiro especial para clima e sustentabilidade na Universidade de Columbia e ex-conselheiro chefe de políticas climáticas da prefeitura de Nova York; Juma Xipaia de Carvalho, secretária nacional de articulação e promoção de direitos indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, além de diversas autoridades brasileiras e estrangeiras nos campos do clima e meio ambiente, direitos humanos, políticas públicas, tecnologia & inovação.

O evento é aberto ao público, com inscrições abertas através do site oficial do Columbia Global Cnter Rio.

Campus da Universidade de Combia, em Nova York – Foto: Divulgação

O objetivo do Climate Hub Rio é promover uma cooperação mais ampla da comunidade acadêmica da Universidade de Columbia com o Brasil, não se limitando apenas a um maior acesso à Columbia em Nova York ou a temas específicos. Para isso, além do intercâmbio de conhecimento, o Climate Hub Rio oferecerá bolsas de estudos para pesquisadores e cientistas brasileiros, para desenvolvimento de projetos no país e também na Universidade Columbia, em Nova York.

O Climate Hub será uma entidade dentro do Columbia Global Center Rio, atuando como um centro regional dedicado para iniciativas educacionais e pesquisas brasileiras na área de clima e meio ambiente. Também possibilitará colaboração e divulgação mais efetivas entre líderes locais no Brasil e a comunidade científica global. Deste modo, permitirá que atores que dificilmente acessam a Universidade de Columbia passem a coproduzir com cientistas e pesquisadores da instituição. Bem como possibilitará que a Universidade de Columbia aja de forma mais territorializada, assertiva e tenha acesso a conhecimentos produzidos por atores do Sul Global.

O Climate Hub deve se aproximar dos movimentos de base, atuando como ponte entre esses dois universos, facilitando e amplificando a participação efetiva de agentes diversos na agenda climática global.

Columbia Women’s Leadership Network in Brazil Program | O programa de liderança feminina é um dos programas oferecido pelo Columbia Global Centers | Rio de Janeiro

Do ensino à ação: Climate Hub terá quatro modelos de atividades principais

O Climate Hub será organizado em torno de quatro atividades principais.

Ensino: participação do corpo docente Columbia em programas educacionais a serem desenvolvidos no Hub.

Convocação: desenvolvimento e organização de eventos e programação em torno de questões diversas relacionadas ao clima, incluindo transição energética, uso da terra e equidade climática.

Rede: criação de conexões entre talentos acadêmicos, com o objetivo de promoção de pesquisas e, sobretudo, ampliar a divulgação fora do Brasil do trabalho e resultados desenvolvidos pelo Hub e instituições de ensino parceiras.

Ação: promover impacto concreto nas ações de política climática localmente no Rio de Janeiro, nacionalmente no Brasil e globalmente por meio da rede da Universidade de Columbia.

Evento de lançamento do Climate Hub | Columbia Global Center Rio

Data: 14 de março de 2023

Local: Museu do Amanhã, Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro

Agenda:

14h30: Lançamento oficial do Climate Hub | Rio

  • Dra. Wafaa El-Sadr, vice-presidente executiva da Universidade de Columbia
  • Alex Halliday, decano da Columbia Climate School
  • Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio de Janeiro
     

14h50: Apresentação de autoridades do governo federal

  • Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
  • Celso Amorim, embaixador e assessor especial da Presidência
     

15h10: Painel I – Cooperação Internacional em Mudanças Climáticas: Perspectivas da Saúde Pública, Florestas e Direitos Indígenas

  • Walter Baethgen, cientista sênior de pesquisa da Columbia Climate School
  • Juma Xipaia de Carvalho, secretária nacional de articulação e promoção de direitos indígenas do Ministério dos Povos Indígenas
  • Rudi Rocha, professor da Fundação Getúlio Vargas
  • Murugi Ndirangu, diretora do Columbia Global Center de Nairóbi, Quênia
  • 16h20: Coffee Break

16h40: Painel II – Dilemas da Sustentabilidade Urbana: Cidades na Era da Crise Climática

  • Tainá de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente e Clima
  • Daniel Zarilli, conselheiro especial para Clima e Sustentabilidade na Universidade de Columbia
  • Natalie Unterstell, presidente do Talanoa Institute
  • Thiago Nascimento, fundador do LabJaca

17h50: Considerações finais

  • Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
  • Thomas Trebat, diretor dos Centros Globais da Columbia | Rio de Janeiro
     

18h: Recepção aos participantes

Biografias dos participantes ligados à Universidade de Columbia:

Alex N. Halliday é diretor do Earth Institute da Universidade de Columbia e reitor fundador da Columbia Climate School. Ingressou no Earth Institute em abril de 2018, depois de passar mais de uma década na Universidade de Oxford, período durante o qual foi reitor de ciências e engenharia.

Suas realizações científicas foram reconhecidas por meio de inúmeros prêmios, incluindo a Medalha Murchison da Sociedade Geológica, o Prêmio Bowen e a Medalha Hess da União Geofísica Americana, a Medalha Urey da Associação Européia de Geoquímica e a Medalha Oxburgh do Instituto de Medição. e controle. Ele é membro da Royal Society do Reino Unido e associado estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Suas contribuições para a ciência e inovação foram reconhecidas com o título de cavaleiro no Reino Unido.

Halliday também ajudou a liderar diversas sociedades científicas e painéis consultivos. É o ex-vice-presidente da Royal Society e ex-presidente da Geochemical Society. Atuou como membro do conselho externo do Conselho de Pesquisa do Meio Ambiente da Grã-Bretanha, da Max Planck Society, do Museu de História Natural de Londres e da American Geophysical Union.

Daniel Zarrilli é Conselheiro Especial para Clima e Sustentabilidade na Universidade de Columbia, onde está apoiando a criação da Escola do Clima, aconselhando sobre os caminhos para atingir as metas profundas de descarbonização da universidade. ingressou na Universidade de Columbia vindo do Gabinete do Prefeito de Nova York, onde atuou mais recentemente no cargo de Conselheiro Chefe de Políticas Climáticas.

Com nomeações sênior de clima e resiliência do prefeito Michael Bloomberg e do prefeito Bill de Blasio ao longo de oito anos, Daniel posicionou a cidade de Nova York como líder global na luta contra as mudanças climáticas. Sucessos notáveis incluem o lançamento de um abrangente programa de adaptação climática de US$ 20 bilhões, alinhando as reduções de emissões de gases de efeito estufa da cidade com a meta de 1,5°C do Acordo de Paris. Alienando os fundos de pensão da cidade dos proprietários de reservas de combustíveis fósseis e investindo bilhões em soluções climáticas, comprometendo-se a acabar com a expansão da infra-estrutura de combustível fóssil que atende a cidade de Nova York e o lançamento de um programa inovador para incorporar a justiça ambiental na tomada de decisões da cidade. Anteriormente, foi vice-presidente sênior de gerenciamento de ativos na New York City Economic Development Corporation e passou cinco anos na Bechtel Infrastructure Corporation. Daniel é um engenheiro profissional, membro da Sociedade Americana de Engenheiros Civis, possui mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pelo MIT e bacharelado em Engenharia Civil pela Lehigh University.

Dra. Murugi Ndirangu é diretora do Columbia Global Center de Nairóbi, Quênia. Ndirangu lidera as atividades de educação, pesquisa e programação pública do Centro por meio do fornecimento de liderança estratégica e administrativa, atuando como um elo de ligação com as divisões acadêmicas, escolas profissionais e unidades administrativas da Universidade de Columbia com parceiros regionais e locais. Como pesquisadora e educadora, Dra. Ndirangu é apaixonada não apenas por melhorar a qualidade do ensino superior na região, mas também por promover atividades de pesquisa para melhorar a qualidade de vida, bem como melhorar o desenvolvimento econômico da região.

No início de sua carreira, a Dra. Ndirangu ingressou no Earth’s Institute da Universidade de Columbia, como pós-doutoranda, trabalhando no Millennium Villages Project (MVP) em pesquisa e implementação de alimentos, nutrição e intervenções de HIV. Até 2018, Murugi foi a coordenadora da África Oriental do Consórcio Africano de Pesquisa em Ciências Nutricionais e atualmente faz parte do Comitê Interagências de Pesquisa e Inovação da Comissão Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Quênia (NACOSTI) para o desenvolvimento nacional.

Thomas Trebat é diretor do programa Columbia Global Centers Rio e ingressou na Universidade de Columbia após uma longa carreira em Wall Street dedicada à pesquisa econômica na América Latina. Anteriormente, atuou como Diretor Executivo do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Columbia e do Centro de Estudos Brasileiros do Instituto. Antes de ingressar na ILAS em fevereiro de 2005, Tom foi Diretor Administrativo e Chefe da equipe da América Latina no departamento de Análise Econômica e de Mercado do Citigroup. Ele ingressou na Citicorp Securities em 1996 como chefe de pesquisa de mercados emergentes.

Anteriormente, trabalhou no Bankers Trust, na Ford Foundation e no Chemical Bank. Como economista internacional sênior do Bankers Trust, esteve envolvido em muitos aspectos das negociações de dívidas de países no Brasil, Chile, México e outros países da América Latina durante a década de 1980. Na Fundação Ford, atuou por quatro anos como diretor regional de Programas da América Latina e Caribe. No Chemical Bank, Tom organizou e dirigiu o grupo de pesquisa de mercados emergentes. Trebat é PhD em economia pela Vanderbilt University e continua ativo no ensino e na publicação. Também é membro do Conselho de Relações Exteriores. Seu livro, Brazil’s State-owned Enterprises: A Case Study of the State as Entrepreneur, foi publicado pela Cambridge University Press em 1983.

Dra. Wafaa El-Sadr é fundadora e diretora do ICAP (International Center for AIDS Care and Treatment Program),especialista internacional em doenças infecciosas e saúde pública, com ampla experiência em epidemiologia e pesquisa sobre prevenção e tratamento de HIV, tuberculose, malária e infecções emergentes, entre outras. Ela também é diretora do Columbia World Projects e diretora da Iniciativa de Saúde Global da Mailman School (GHI), que mobiliza a comunidade universitária para enfrentar desafios críticos na saúde global; Foi recentemente nomeada vice-presidente executiva da Columbia Global.

Dra. El-Sadr começou sua carreira quando a epidemia de HIV se instalou nos Estados Unidos. Como chefe da Divisão de Doenças Infecciosas do Harlem Hospital, desenvolveu métodos bem-sucedidos para responder ao HIV/AIDS por meio de pesquisas e modelos inovadores de atendimento em sua própria comunidade. Tornou-se uma líder na luta global contra o HIV ao equipar os sistemas de saúde em todo o mundo com estratégias eficazes para enfrentar o impacto de vários desafios de saúde e alavancar investimentos para fortalecer os sistemas de saúde. É a pesquisadora chefe de várias iniciativas de pesquisa lideradas pelo ICAP e pesquisadora chefe da Rede de Ensaios de Prevenção do HIV (HPTN), financiada pelo NIH.

Walter E. Baethgen é cientista, pesquisador sênior e diretor do programa de pesquisa regional e setorial no IRI (International Research Institute for Climate and Society. Atuou como diretor interino do Centro de Agricultura e Segurança Alimentar, ambos no The Earth Institute, da Universidade de Columbia. Estabeleceu programas regionais para aprimorar a avaliação de riscos climáticos e a gestão de riscos na agricultura, saúde, recursos hídricos e ecossistemas naturais. Em 2020, tornou-se vice-presidente do Conselho de Administração do INIA (Instituto Nacional de Pesquisas Agropecuárias do Uruguai).

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*