Atenção ao pente-fino do INSS: Verifique seu extrato bancário

Foto: Divulgação

O INSS convocará segurados que não passaram por revisão nos últimos seis meses para fazer perícia. O aviso virá no comprovante de pagamento no banco

Os segurados e aposentados que começam a receber os benefícios de julho a partir desta quinta-feira, dia 25, devem ficar atentos ao extrato bancário, pois o INSS fará uma convocação para um pente-fino em pagamentos com suspeitas de irregularidades. A meta do instituto é, em 18 meses, analisar cerca de três milhões de vínculos no Brasil. Os que se encontram na mira do pente-fino são aqueles que recebem auxílio-doença ou aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos. Se houver qualquer irregularidade, o pagamento será suspenso.

De acordo com o INSS, o aviso virá como forma de uma nova perícia médica. O segurado terá que marcar uma consulta através da Central 135, além de esclarecimentos sobre apresentação de documentos.

Além do extrato bancário, uma carta também poderá ser enviada ao endereço cadastrado no instituto. O mutirão de revisões está programado para acontecer até 2020, podendo ser prorrogado até 2022.

Se o pagamento for suspenso, o segurado terá um prazo de 30 dias para recorrer da defesa junto ao INSS, com os documentos adicionais ou de suporte solicitados pelo instituto. Para o trabalhador rural, o agricultor familiar e o segurado especial, o prazo de recurso é maior, são 60 dias.

A apresentação da documentação pode ser realizada pelo sistema do Meu INSS, onde o usuário precisa ter um cadastro ou em agências da Previdência Social.

Segundo o governo, a intenção nesta operação é combater fraude do sistema e economizar R$ 9,8 bilhões com o pente-fino. A estimativa é que 16% dos benefícios tenham algum tipo de irregularidade. É importante destacar que o segurado que já fez parte da operação ocorrido do governo Temer, também poderá ser convocado novamente pelo INSS.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*