Ateliê Arte no Forno – a arte milenar entre irmãos

Com a chegada da pandemia, a decoração passou a ser muito mais valorizada. Com tempo de sobra em casa, muitas pessoas passaram a dar mais atenção aos objetos de decoração em suas residências. Mas para Eduardo Mattos e sua irmã Denise Torres, trabalhar com cerâmica é algo que começou há mais de dez anos.

Em 2010 foi quando tudo iniciou e Eduardo montou o espaço na casa de sua irmã Denise no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Na verdade, a cerâmica já fazia parte de sua vida desde 2005, quando morou na cidade de São Paulo. Na época, tal atividade era um hobby exercido depois do trabalho. Entre 2005 e 2010, foram muitos cursos e aprendizados em cerâmica na capital paulista e no Rio de Janeiro.

Ateliê Arte no Forno

O nome do espaço remete à peça principal: o forno, elemento de essencial investimento, pois sem ele não existe cerâmica: apenas um barro argiloso que, mesmo depois de endurecido, se receber água, amolece novamente. A cerâmica só existe depois da argila queimada. “Cerâmica Arte no Forno representa a transformação da nossa arte, do nosso trabalho feito de barro e transformado em cerâmica”, explicam os sócios Eduardo e Denise.

Foi a partir daí que os irmãos começaram a fabricar luminárias para casamentos, lembrancinhas de maternidade, entre outras lembranças. Era tudo sempre entre família e amigos. A partir de 2016, com o ateliê bem equipado, os sócios decidiram dar aula de cerâmica. As encomendas começaram a surgir por parte dos amigos que se tornaram clientes e participavam de eventos no Rio de Janeiro, que contribuiu com o aumento de alunos nas aulas de cerâmica.

O ateliê conta com um perfil de clientes bastante variado, entre homens e mulheres, com faixa etária entre 25 e 60 anos, que valorizam artigos exclusivos e diferenciados, além de clientes empresários que buscam peças únicas para o seu negócio.

Como muitas pessoas ainda estão em casa por conta da pandemia da Covid-19, a procura por aulas de cerâmica está sempre aumentando. Muitos querem aprender a elaborar suas próprias peças para redecorar suas casas, ocupando assim o tempo fazendo algo útil e prazeroso para compensar este sentimento de isolamento.

De acordo com os sócios, “a cerâmica, por ser um trabalho manual com resultados bem expressivos, que permite a transformação do barro em qualquer coisa, é uma das melhores atividades para reduzir a pressão da vida numa sociedade tão cobradora e competitiva”.

Eduardo Mattos ainda complementa que, “como artesãos, mesmo que tentemos fazer peças iguais, elas sempre saem um pouco diferente, pois são todas feitas à mão, uma por uma, em cada etapa do processo de produção, o que torna nosso trabalho ainda mais interessante. Podemos ver num conjunto de peças que parecem todas iguais, cada uma ser particularmente exclusiva”.

A novidade no Ateliê Arte no Forno está dedicada para o Dia das Mães: a criação de um coador de café mais funcional e decorativo que será lançado em abril, em comemoração a esse dia tão especial.

Desde os tempos antigos, as cerâmicas utilitárias e de decoração andam juntas e fazem parte da vida na sociedade. O Ateliê Arte no Forno segue criando e inovando em suas peças, dando continuidade a uma arte milenar. Cada peça carrega suas características e funcionalidades, com uma história para contar. 

Ateliê Arte no Forno

@atelieartenoforno

facebook.com/atelieartenoforno

Contato: 21 99573-8183 (whatsapp)

https://atelieartenoforno.com.br

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*