Em um café da manhã despretensioso com uma amiga, o Artesanato da Crôdis nasceu de um pedido para ensinar a crochetar. Em seguida, com a postagem de um cesto em crochê como decoração na porta de entrada de casa para deixar os sapatos, Claudia Mendes, proprietária da marca, começou a receber as primeiras encomendas, e precificar as peças.
No Instagram, o crescimento do Artesanato da Crôdis, em menos de um ano de seu lançamento, foi rápido – está com mais de cinco mil seguidores. O que antes era um hobby, agora é uma doce realidade. Crôdis é um apelido dado pelos amigos e familiares de Claudia, que aproveitou esta forma carinhosa para o nome do artesanato.
O processo criativo do Artesanato da Crôdis começa idealizando os produtos e adicionando cores e padrões únicos que fazem a diferença. Cada objeto é elaborado com o olhar do cliente, sentindo suas necessidades e trabalhando a paleta de cores para fazer a harmoniosa peça decorativa, a bolsa para praia, mercado, ideal para o dia ou à noite. Segundo a artesã, o que mais a satisfaz “é o prazer em ver o cliente receber a encomenda com aquele brilho nos olhos, aquele sorriso espontâneo que aprecia o que antes não passava de um desejo, que virou palpável”.
“Todos os nossos produtos são feitos com originalidade, qualidade e muito carinho, para que nossos clientes possam personalizar suas casas e presentear os mais chegados com algo mais intimista, seja na decoração com almofadas, puffs, peseiras, porta-vinhos, cestos, tapetes, chaveiros, enfeites para a maternidade, cestos temáticos, capas de notebooks, celulares, ou até mesmo na moda, onde me refiro às bolsas que são um sucesso da marca”, conta Claudia.
A arte do crochê veio com os ensinamentos da avó paterna da empresária. Para ela, com a chegada da pandemia, muitos artistas estão resgatando suas aptidões adormecidas. “Identifico-me com este grupo. Acredito que o que for feito com dedicação e amor pode sim se tornar uma ferramenta de trabalho muito prazerosa e lucrativa. Quem não almeja trabalhar para si próprio e fazendo o que mais gosta?! Das dificuldades é que surgem as ideias, os desafios e a perseverança”.
Mineira de nascimento e carioca de coração, Claudia Mendes explica que os pontos básicos ensinados pela avó permanecem, mas as técnicas foram atualizadas. Antes, o material era o fio de lã, e hoje, o crochê é de fio de malha residual, um material produzido através de resíduos, ecológico e sustentável, dando um novo significado para o produto desenvolvido.
A rotina no ateliê começa bem cedo. A artesã conta que não dispensa um bom café antes do início da execução das atividades de produção, além de estudar de 1 a 2 horas por dia as tendências e o desenvolvimento dos produtos no mercado. Paralelo à essas atividades, Claudia deixa a artesã de lado e incorpora a professora particular de matemática. “Eu passo para os alunos uma nova forma de ver os números que não seja tão difícil ou até mesmo insuportável, porque quando não se entende algo, é comum querer fugir e não encarar o desafio. Faço-os entender e começar a gostar da matemática.”, ressalta.
O crochê é um material versátil quando se fala em decoração de ambientes. É bem vindo em qualquer cantinho de casa. Ainda que a regra número um da decoração seja o “menos é mais”, a mistura de texturas, materiais como almofadas, o tapete no quarto, uma peseira dando aquele charme a uma cama bem ornamentada ou cestos organizadores em quartos infantis, tudo traz funcionalidade e sofisticação à qualquer ambiente.
“Viver de artesanato é vida, amor, liberdade, superação, persistência, estudo, ensino”, finaliza a empresária Claudia Mendes.






Artesanato da Crôdis
Telefone: 21 99888-8980 (whatsapp)
artesanatodacrodis@gmail.com
Be the first to comment on "Artesanato da Crôdis – Qualidade, Originalidade e Carinho para os Clientes"