Evento ocorrerá nos dias 13 e 15 de outubro e trará professoras e profissionais de saúde mental para falar das angústias dos educadores neste período
Desde julho, o Quero na Escola, em parceria com a Fundação SM, promove o Apoio Emocional, projeto que conecta profissionais voluntários de saúde emocional a educadores. Além dos atendimentos já realizados, este mês, acontecem duas rodas de conversa com participantes do projeto, para falar de questões recorrentes como falta de controle, invisibilidade, frustrações e dificuldades em manter o vínculo. Serão dois encontros, com professoras que receberam apoio e profissionais que fizeram as escutas e conheceram as aflições dos educadores durante a pandemia.
O primeiro será no dia 13 de outubro (terça-feira) com o tema “Como lidar com controle e descontrole?”, um dos principais desafios vividos pelos educadores nestes tempos de pandemia. Participarão deste encontro, a professora Gabriela Maria dos Santos, que dá aulas em duas escolas públicas infantis de São Paulo e a psicóloga Lia Gonsales. A mediação será da diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.
No segundo encontro, dia 15 de outubro (quinta-feira), a psicóloga Raíssa Viviani e a professora de Filosofia e Projeto de Vida de Araçatuba, Marcia Seraphim, falarão sobre os desafios para manter o vínculo com os alunos e darão dicas de suas vivências e aprendizados. A mediação ficará por conta de Cinthia Rodrigues, cofundadora do Quero na Escola.
“De um dia para o outro, professores e professoras perderam o contato diário com os seus estudantes e tiveram que aprender a manter o vínculo que tinham de forma remota. Eles foram expostos a uma situação para a qual não foram treinados e nem receberam ferramentas adequadas, estão trabalhando muito mais e vivendo dias angustiantes. O projeto Apoio Emocional é fundamental para dar a esses profissionais um espaço de escuta nesse período cheio de incertezas”, enfatiza Pilar.
Os eventos serão transmitidos virtualmente pelo Facebook (http://www.facebook.com/queronaescolaapp) e Youtube (http://www.youtube.com/queronaescolatube) do Quero na Escola, dias 13 e 15 de outubro, às 17h, e serão aceitas perguntas dos participantes que estiverem assistindo.
Sobre a Fundação SM
Criada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela SM Educação, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações.
Sobre o Quero na Escola
Projeto que usa a tecnologia para ouvir as demandas dos estudantes por aprendizados, além do currículo obrigatório. O Quero na Escola é uma associação sem fins lucrativos que conecta voluntários para atender às solicitações dentro das próprias escolas públicas.
Be the first to comment on "Apoio Emocional terá webinário na semana dos professores"