Alunos do programa LIV do Pensi Petrópolis terão artigo no Brazilian Journal of Development

Estudantes criaram aplicativo que auxilia na rotina acadêmica

O “Aplicativo de Desempenho Acadêmico – Weeki” foi desenvolvido por alunos da 2ª série do ensino médio do Pensi Petrópolis na disciplina escolar Laboratório de Inteligência de Vida – LIV. No final de 2019, o projeto fez parte da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/FASE). Na oportunidade, 200 projetos foram inscritos, sendo 173 aprovados, 50 indicados para a menção honrosa e 16 premiados, dentre eles o Weeki. Os efeitos da participação do evento e da relevância que o projeto alcançou foram destacados nos Anais da Semana Científica, viabilizando assim o convite para publicação Brazilian Journal of Development. A previsão para publicação do artigo científico é para a edição de maio da revista.

O projeto tem como objetivo auxiliar, através de um aplicativo, jovens na rotina acadêmica e traz sugestões de higiene do sono, dicas de alimentação, organização da rotina de estudos, além de mensagens motivacionais para um melhor equilíbrio corporal e mental dos usuários. A ideia surgiu quando os alunos se viram com diversas responsabilidades acadêmicas e perceberam que eles próprios precisavam encarar os desafios com muita habilidade e estrutura socioemocional. O próximo passo do projeto é a disponibilização do download do aplicativo.

A plataforma utiliza mecanismos que propiciam melhor rendimento na escola, contando com desafios semanais e monitoramento da psicóloga do colégio. O aplicativo conta com uma série de notificações para o acompanhamento dos usuários, além de técnicas alternativas como meditações e exercícios para melhorar a concentração do estudantes. Além disso, também é disponibilizado um questionário, ao ser feito o download do aplicativo, para que seja possível conhecer o usuário e direcioná-lo a uma área específica que vá melhorar sua qualidade de vida e estudos. O desenvolvimento do aplicativo contou com a ajuda de diversos funcionários do colégio, como a psicóloga, o porteiro da unidade – formado em programação – além de familiares. Os alunos integrantes foram divididos em funções, como programação, design e conteúdo.

Sobre o LIV

O Laboratório Inteligência de Vida – LIV faz parte do grupo Eleva Educação. O LIV contribui para a formação de um cidadão mais completo para os desafios do século XXI, desde 2015, se destacando como um programa de aprendizado socioemocional. Inserido na grade curricular, engloba todos os anos do ensino formal, desde a educação infantil até o ensino médio. Presente em mais de 300 instituições de ensino em todo o Brasil, atinge mais de 200 mil alunos.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*