Alunos da Escola Marcílio Dias conquistam medalhas na OBA

Alunos da Escola Municipal Marinheiro Marcílio Dias, localizada no bairro das Palmeiras, em São Gonçalo, conquistaram medalhas de ouro na 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), durante a 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A MobFog é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Durante a mostra, foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Com essas atividades, os alunos têm a oportunidade de estudar conceitos teóricos de física e a partir desses conhecimentos fazerem experimentações e investigações, podendo potencializar interesses por atividades cientificas. Os foguetes são construídos a partir de garrafas pets, as bases de lançamento são feitas com tubos de pvc e o combustível é composto por uma porção de água e pressão de ar através de uma bomba de bicicleta.

As atividades têm caráter lúdico e de interação entre os alunos, e na prática é preciso usar as habilidades manuais para construção do foguete e sua base de lançamento. Durante o evento, os alunos assistem palestras de especialistas em astronomia e astronáutica e participam de diversas atividades didáticas.

O secretário de Educação de São Gonçalo, Marcelo Azeredo, falou sobre a importância de alunos da cidade participarem de competições educativas como essa. “É um orgulho para a Educação do município termos alunos premiados”, avalia. “Acredito que a medalha não seja o prêmio mais valioso, o principal é saber que nossas escolas incentivam a participação dos nossos estudantes nas mais diversas olimpíadas, que visam não só medir e aprofundar o conhecimento, mas, sobretudo, desenvolver talentos e competências. Ter medalhista da OBA é comprovar que temos uma Educação Pública de qualidade e comprometida com o futuro”, declarou o secretário.

Os estudantes Claryam Emanuelle Pacheco, 8º ano do ensino fundamental; Kauã Ferreira de Souza e Stefany Monteiro Machado, ambos do 9º ano e também do ensino fundamental, atingiram a marca de 196 metros e 80 centímetros, sob a supervisão do professor de Ciências, Carlos Augusto Fernandes, da Escola Marcílio Dias. Por atingir a marca acima de cem metros, a escola foi convidada a participar da 25ª edição da Jornada de Foguetes, que acontece até o mês de dezembro, em Barra do Piraí.

“Pelo 3º ano consecutivo nossa escola participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, onde os alunos fazem provas de questões objetivas e subjetivas sobre astronomia e astronáutica. Paralelamente, participamos da Mostra Brasileira de Foguetes, onde os estudantes desenvolvem modelos de foguete, fazem lançamento na própria escola e enviamos a metragem alcançada para a organização do evento. Por atingirmos metragem superior a cem metros no lançamento, fomos convidados para participar da Jornada de Foguetes que acontece em Barra do Piraí, juntamente com mais 38 equipes de diversos estados, de todas as regiões do Brasil. Quero agradecer a direção da Escola, todos os professores e os funcionários e a comunidade que nos ajudaram a conquistar o prêmio maior da Olimpíada, que foi a medalha de ouro”, afirmou o professor Carlos Augusto.

A MobFog é um evento aberto à participação de escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site da Olimpíada Brasileira de Astronomia e também da Mostra Brasileira de Foguetes. Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, por isso ela tem quatro níveis. A Mostra ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada dentro de um só ano letivo.

Em 2018 cerca de 120.000 alunos participaram da OBA e a cada ano mais estudantes participam, pois a Jornada de Foguetes empolga alunos, professores e familiares.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*